Sem datas especiais, setembro recebe campanhas e premiações
A chegada de setembro significa um desafio diferente aos varejistas, que, sem poder contar com datas de apelo promocional, precisam usar de criatividade nas estratégias para aquecer as vendas. E, a exemplo de março, quando também não existe um ícone associado ao consumo, é neste período que entram as campanhas que prometem descontos e premiações tentadoras. Tudo para atrair os consumidores para dentro das lojas, e, claro, aumentar os faturamentos.
Eleger o mês de setembro para comemorar o aniversário da marca é uma alternativa comum entre lojistas do ramo da moda. É usual promover ofertas e lançamentos durante 30 dias. Algumas redes criam os chamados festivais de facilidades para produtos de alta rotatividade - como calças jeans, por exemplo -, oferecendo condições especiais de pagamento aos clientes que adquirem as mercadorias.
No ramo de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, algumas marcas já oferecem a possibilidade de se comprar artigos antes da chegada da primavera, pagando a primeira prestação no período de recebimento do 13º salário. “São alternativas que funcionam”, garante o consultor de varejo Xavier Fritsch. Ele destaca que investir em fachadas, decorar lojas, incentivar os vendedores a ultrapassarem metas também são iniciativas que empurram para o sucesso em vendas, quando não há um apelo maior que atraia a clientela.
Ao contrário do que ocorre nos períodos associados a um calendário institucionalizado e já consagrado, como o Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Páscoa, Dia dos Pais e Dia das Crianças, muitos comerciantes têm concentrado esforços para trabalhar em cima de datas mais recentes no calendário festivo, e, por isso, ainda não consolidadas no imaginário emocional dos consumidores. O Dia do Cliente, comemorado na quinta-feira, dia 15, e o Dia da Tia, cuja homenagem foi eleita para ocorrer no dia 21 deste mês, ainda possuem apelos promocionais baixos.
“Datas como o Dia do Amigo, da tia ou da avó ainda não têm tanta expressão, mas pode-se observar um crescimento tímido nas comercializações de presentes relacionadas a elas”, diz o vice-presidente do Sindilojas/Porto Alegre, Paulo Kruse. A entidade aposta na promoção Vale Mais Comprar Aqui, com premiações que buscam atrair consumidores e aquecer as vendas das lojas associadas da Capital e Alvorada.
Com a iniciativa, o vice-presidente do Sindicato dos lojistas da Capital estima o crescimento de 10% nas vendas durante o mês, comparado ao mesmo período do ano passado. “Apesar de julho não ter apelo, é um mês bom para o comércio, pois não tem nenhum feriado”, opina. “No entanto, em março e em setembro é preciso investir nas liquidações e campanhas”, completa, frisando que os dois feriados do último mês de inverno prejudicam o movimento no varejo.
Shopping Total desenvolve ações para atrair mais consumidores
O Shopping Total, em Porto Alegre, busca manter o movimento intenso no empreendimento mesmo durante os meses considerados de baixo consumo. Um exemplo foi a realização entre os dias 1 e 4 deste mês da 16ª Loucura Total. “Mais do que liquidação, a campanha tem exigido um esforço muito forte dos comerciantes”, destaca o superintendente do Shopping Total, Eduardo Oltramari. A promoção ocorre duas vezes por ano, antecedendo as mudanças de estações. Segundo ele, durante esta edição o empreendimento recebeu mais de 200 mil pessoas e bateu recorde de vendas. A expectativa, diz ele, é de que neste ano o crescimento das vendas fique na ordem de 15% em comparação com a edição anterior.
“Temos criado novos ícones para os meses de março e setembro, que são verdadeiros vazios promocionais”, assume o superintendente do Total. Uma ideia é trabalhar o tema da primavera. Oltramari cita outras iniciativas que o empreendimento tem realizado para aumentar a circulação das pessoas nos períodos de baixa. “Estamos atualmente trabalhando em cima do Piquete Total, um espaço multiuso com vínculo ao dia 20 de Setembro, a fim de cultuar a relação do folclore gaúcho e a gastronomia disponível no Shopping.” A ação ocorre até o final do mês no Largo Cultural do centro de compras.
Que o Shopping Total busca todas as alternativas para manter a sua atratividade e potencializar vendas, não há dúvida. Em junho, a administração promove uma festa de São João, em dezembro, realiza a chegada do Papai Noel e ainda se envolve em ações comunitárias, que culminam na simpatia e incentivo nas relações com a vizinhança. É o caso da Caminhada Luminosa, que acompanha novena da Igreja Santa Terezinha, no bairro Farroupilha. A saída para a romaria ocorre no estacionamento do Total. “E ainda realizamos, sempre no terceiro domingo de cada mês, uma exposição de carros antigos, em parceria com o clube Veteran Car Club do Rio Grande do Sul”, diz Oltramari.
Veículo: Jornal do Comércio - RS