Lojistas criam ícones para aquecer as vendas em setembro

Leia em 4min

Sem datas especiais, setembro recebe campanhas e premiações


A chegada de setembro significa um desafio diferente aos varejistas, que, sem poder contar com datas de apelo promocional, precisam usar de criatividade nas estratégias para aquecer as vendas. E, a exemplo de março, quando também não existe um ícone associado ao consumo, é neste período que entram as campanhas que prometem descontos e premiações tentadoras. Tudo para atrair os consumidores para dentro das lojas, e, claro, aumentar os faturamentos.

Eleger o mês de setembro para comemorar o aniversário da marca é uma alternativa comum entre lojistas do ramo da moda. É usual promover ofertas e lançamentos durante 30 dias. Algumas redes criam os chamados festivais de facilidades para produtos de alta rotatividade - como calças jeans, por exemplo -, oferecendo condições especiais de pagamento aos clientes que adquirem as mercadorias.

No ramo de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, algumas marcas já oferecem a possibilidade de se comprar artigos antes da chegada da primavera, pagando a primeira prestação no período de recebimento do 13º salário. “São alternativas que funcionam”, garante o consultor de varejo Xavier Fritsch. Ele destaca que investir em fachadas, decorar lojas, incentivar os vendedores a ultrapassarem metas também são iniciativas que empurram para o sucesso em vendas, quando não há um apelo maior que atraia a clientela.

Ao contrário do que ocorre nos períodos associados a um calendário institucionalizado e já consagrado, como o Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Páscoa, Dia dos Pais e Dia das Crianças, muitos comerciantes têm concentrado esforços para trabalhar em cima de datas mais recentes no calendário festivo, e, por isso, ainda não consolidadas no imaginário emocional dos consumidores. O Dia do Cliente, comemorado na quinta-feira, dia 15, e o Dia da Tia, cuja homenagem foi eleita para ocorrer no dia 21 deste mês, ainda possuem apelos promocionais baixos.

“Datas como o Dia do Amigo, da tia ou da avó ainda não têm tanta expressão, mas pode-se observar um crescimento tímido nas comercializações de presentes relacionadas a elas”, diz o vice-presidente do Sindilojas/Porto Alegre, Paulo Kruse. A entidade aposta na promoção Vale Mais Comprar Aqui, com premiações que buscam atrair consumidores e aquecer as vendas das lojas associadas da Capital e Alvorada.

Com a iniciativa, o vice-presidente do Sindicato dos lojistas da Capital estima o crescimento de 10% nas vendas durante o mês, comparado ao mesmo período do ano passado. “Apesar de julho não ter apelo, é um mês bom para o comércio, pois não tem nenhum feriado”, opina. “No entanto, em março e em setembro é preciso investir nas liquidações e campanhas”, completa, frisando que os dois feriados do último mês de inverno prejudicam o movimento no varejo.
Shopping Total desenvolve ações para atrair mais consumidores

O Shopping Total, em Porto Alegre, busca manter o movimento intenso no empreendimento mesmo durante os meses considerados de baixo consumo. Um exemplo foi a realização entre os dias 1 e 4 deste mês da 16ª Loucura Total. “Mais do que liquidação, a campanha tem exigido um esforço muito forte dos comerciantes”, destaca o superintendente do Shopping Total, Eduardo Oltramari. A promoção ocorre duas vezes por ano, antecedendo as mudanças de estações. Segundo ele, durante esta edição o empreendimento recebeu mais de 200 mil pessoas e bateu recorde de vendas. A expectativa, diz ele, é de que neste ano o crescimento das vendas fique na ordem de 15% em comparação com a edição anterior.

“Temos criado novos ícones para os meses de março e setembro, que são verdadeiros vazios promocionais”, assume o superintendente do Total. Uma ideia é trabalhar o tema da primavera. Oltramari cita outras iniciativas que o empreendimento tem realizado para aumentar a circulação das pessoas nos períodos de baixa. “Estamos atualmente trabalhando em cima do Piquete Total, um espaço multiuso com vínculo ao dia 20 de Setembro, a fim de cultuar a relação do folclore gaúcho e a gastronomia disponível no Shopping.” A ação ocorre até o final do mês no Largo Cultural do centro de compras.

Que o Shopping Total busca todas as alternativas para manter a sua atratividade e potencializar vendas, não há dúvida. Em junho, a administração promove uma festa de São João, em dezembro, realiza a chegada do Papai Noel e ainda se envolve em ações comunitárias, que culminam na simpatia e incentivo nas relações com a vizinhança. É o caso da Caminhada Luminosa, que acompanha novena da Igreja Santa Terezinha, no bairro Farroupilha. A saída para a romaria ocorre no estacionamento do Total. “E ainda realizamos, sempre no terceiro domingo de cada mês, uma exposição de carros antigos, em parceria com o clube Veteran Car Club do Rio Grande do Sul”, diz Oltramari.



Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Ecofarma deverá superar negócios de R$ 10 mi no Nordeste

Entre os dias 17 e 18 de novembro, o nordeste brasileiro recebe a 2ª Econofarma - Feira do setor farmacêutico...

Veja mais
Marcas apostam na internacionalização

Forte crescimento da economia brasileira abre caminho para empresas como Itaú, Alpargatas e Vale reforçare...

Veja mais
Sara Lee e Maratá perto de acordo

A americana Sara Lee, líder em vendas de café no Brasil, está prestes a fechar um acordo para compr...

Veja mais
Fio de viscose importado pode ter sobretaxa

Governo vai investigar denúncia de subsídios aos fabricantes de Índia, Tailândia e Indon&eacu...

Veja mais
Sem pressa, Walmart vai dobrar tamanho do Sam's no Brasil

Há 16 anos no Brasil, o Sam's Club, clube de compras do Walmart, soma 25 pontos no país, com ritmo de inau...

Veja mais
Preço do leite tem alta ao produtor no Brasil

Depois de registrar queda de 1,42% no preço pago ao produtor em julho, a tendência agora é de modest...

Veja mais
País é alvo de restaurantes do tipo "casual dining"

O Brasil está prestes a ser invadido por restaurantes badalados, especializados em petiscos, carnes, grelhados, s...

Veja mais
Varejistas reforçam aporte na região

A disputa pelo bolso do consumidor da região segue forte com as principais supermercadistas do País refor&...

Veja mais
Múltis já controlam publicidade no país

Em meio a uma corrida pela aquisição de agências brasileiras, acelerada no último ano, dois d...

Veja mais