Dia das Mães alavanca as vendas de perfumes e tvs

Leia em 4min

A segunda data mais importante para a indústria eleva em 10% comercialização de eletrônicos em relação ao mesmo período do ano passado, diz Eletros

Os fabricantes de cosméticos e de eletroeletrônicos registraram um crescimento significativo no volume de produção e no número de vendas de alguns dos seus principais produtos devido a proximidade do Dia das Mães. Entre os destaques estão os perfumes e as televisões de tela grande, segundo dados da Natura, maior produtora de cosméticos, e da LG, uma das líderes do segmento de linha marrom no País.

Segundo o presidente executivo da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Lourival Kiçula, o faturamento do segmento com a chegada da data especial foi 10% superior em relação ao mesmo período do ano passado.

“As televisões estiveram entre os itens mais procurados do setor”, afirma Kiçula. O dado é confirmado pela coreana LG Electronics, que indica um aumento no volume de produção e nas vendas, sem declarar os números.

“A chegada do Dia das Mães e de outros eventos importantes como, por exemplo, a Copa das Confederações, aqueceram as vendas de televisões”, disse a gerente de marketing de Home Entertainment da LG Electronics do Brasil, Fernanda Summa.

De acordo com a executiva, o Dia das Mães é considerado uma das melhores datas, atrás apenas do Natal,para a indústria e para o comércio nacional. Ela também se impressiona com o crescimento do interesse do público brasileiro pelas televisões de tela grande, especificamente, aquelas que têm entre 47 e 84 polegadas.

“As televisões que possuem tecnologia Smart e 3D também foram muito procuradas com a chegada da data comemorativa, pois, além da modernidade, elas oferecem conteúdo, como programas que já vêm instalados no produto”, disse Summa.

Segundo ela, entre os meses de janeiro e fevereiro, desse ano, as vendas deste tipo de televisor representaram 45% do total negociado pela LG no segmento.

Apesar de não divulgar o número de vendas, a companhia acredita que tenha superado a quantia mobilizada no ano passado, visto que, o mercado mostrou- se mais aquecido.

O presidente executivo da Eletros, também reforçou a ideia de que em 2013, as mães brasileiras serão presenteadas com produtos diferentes, elaborados com foco nas áreas de inovação tecnológica e estética.

Para ele, o Dia das Mães pode ser considerado como uma espécie de segundo Natal no ano, pois a indústria costuma aumentar sua produção nessa época, assim como seu faturamento.

“Todos os anos, nós observamos uma expectativa muita boa dos empresários com a chegada do Dia das Mães, pois é uma época em que as vendas crescem muito”, ressaltou Kiçula.

Outra empresa que apontou resultados positivos foi a Natura, líder do mercado nacional no setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, que observou um crescimento em relação ao volume de produção.

De acordo com a instituição, o aumento ocorreu para acompanhar a demanda das consultoras para essa data.

“Em relação ao ano passado, observamos um crescimento de produção muito positivo, acima do que havíamos calculado anteriormente”, enfatizou Marcus Rissel, diretor da unidade regional de São Paulo da Natura.

Segundo ele, os perfumes foram os itens mais procurados, nesse ano, pelas consultoras que trabalham com a marca. No entanto, além do setor de perfumaria, a Natura também investiu na elaboração de 16 kits temáticos.

As cestas de presente mesclam preços e produtos como objetivo de agradar aos diversos tipos de mãe. Entre os principais itens estão hidratantes corporais, sabonetes líquidos, desodorantes, cremes para a pele e maquiagem.

De acordo com Rissel, kits como o Natura Ekos e a Natura Humor, trabalham com preços mais acessíveis, enquanto as linhas Natura Mamãe e Bebê e Natura Una Maquiagem, apresentam valores mais altos.

Em relação ao número de vendas, a líder nacional do mercado de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos também apontou um crescimento positivo em comparação com o mesmo período do ano passado.

“Percebemos que nesse ano, as consultoras compraram mais. Também notamos uma segurança maior por parte delas. Além disso, houve uma aceitação muito boa dos novos kits elaborados pela Natura”, enfatizou Rissel.

Estima-se que as vendas da instituição, durante o período que antecedeu o Dia das Mães, tenham crescido acima das vendas contabilizadas pelo mercado de cosméticos em geral.

“Ainda não podemos falar sobre os valores reais, mas notamos, por meio dos dados de mercado que obtivemos, que o crescimento da Natura superou as transações promovidas pelo setor em geral”, ressaltou Rissel.

O aumento da confiança das consultoras com a chegada do Dia das Mães também pode ser encarada como um fator extremamente positivo, visto que, a própria Natura apontou uma campanha promocional pouco atrativa no início do ano como um dos principais motivos para a queda de lucro contabilizada no primeiro trimestre de 2013.



Veículo: DCI


Veja também

Porta dos Fundos usa humor na web como estratégia de marketing

Empresas recorrem a fenômenos como 'Porta dos Fundos' para promover marcasUm dos últimos vídeos publ...

Veja mais
Empresa de nutrição animal quer movimentar R$ 90 mi

A Auster, empresa referência em nutrição animal e 100% brasileira criada em 2008 e com sede em Horto...

Veja mais
Vendas externas de couro registram recorde em abril

O mês de abril de 2013 registrou o maior valor já exportado pelo Brasil em couros e peles em um únic...

Veja mais
Ministérios tentam definir preço mínimo do café

Os ministérios da Agricultura e da Fazenda ainda discutem o novo preço mínimo para o café, d...

Veja mais
Sem milho, piora a crise da pecuária em Pernambuco

O governo federal está tentando, mas até agora não teve êxito na tentativa de distribuir milh...

Veja mais
Estoque do cereal no Rio Grande do Norte está abaixo de 6%

Enquanto não sai o resultado do leilão do milho previsto para hoje e que será enviado aos estados d...

Veja mais
Empresários do comércio mostram mais otimismo para próximos meses

Com a possível normalização das vendas dos bens não duráveis a partir do segundo trim...

Veja mais
Investimentos da M. Dias Branco sobem 175%

A fabricante de massas e biscoitos M. Dias Branco investiu, no primeiro trimestre deste ano, R$ 70,4 milhões. Um ...

Veja mais
Argentina aperta mais cerco a importações

Em meio a uma disparada acentuada do câmbio paralelo na Argentina, o governo de Cristina Kirchner decidiu endurece...

Veja mais