O valor médio do presente que o paulistano pretende comprar para o Dia das Mães é de R$ 62, aponta pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) divulgada nesta quarta-feira, 8.
O valor, aponta a instituição, é idêntico ao registrado no ano passado, apesar de o volume de pessoas que pretendem gastar mais de R$ 70 ter diminuído. Neste ano, 72,5% dos paulistanos disseram que irão gastar mais de R$ 70 com o presente, enquanto em 2012 essa fatia era de 74%.
Na segunda data do ano mais importante para o comércio varejista - atrás apenas do Natal -, o setor de vestuário, calçados e acessórios é o que terá mais procura dos filhos para presentearem suas mães, com 32% das preferências. Na sequência, aparecem perfumes e cosméticos (10%), eletrodomésticos (9%) e telefone celular (5%).
As compras à vista serão maioria: 70% dos entrevistados afirmaram que irão comprar o presente dessa maneira, em cheque, cartão de débito ou dinheiro. Outros 26% pretendem usar o cartão de crédito. O levantamento foi realizado no dia 3 com 1.117 consumidores no município de São Paulo.
Pesquisa
Outro termômetro para o setor vem de um indicador de tendências da Rakuten, terceira maior varejista on-line do mundo e proprietária do Rakuten Shopping no Brasil. Conforme a empresa, o gasto do consumidor com o Dia das Mães é três vezes maior do que com o Dia dos Pais. Enquanto as datas oficiais para Dia das Mães e dos Pais ao redor do mundo podem variar, um fator permanece constante: os compradores gastam em média 75% mais com suas mães do que com seus pais.
Por meio de nota, Ricardo Jordão, CMO da Rakuten Brasil comentou sobre o mercado brasileiro: "O Dia das Mães e dos Pais são eventos sazonais significativos para o calendário de compras, seja vendendo on-line ou em lojas físicas. No entanto, com as vendas on-line aumentando ano a ano, os varejistas precisam se preparar para lucrar com essas grandes comemorações, e isso inclui ações que vão desde inspirar o consumidor com ideias de presentes em e-mail marketing e seções de presentes dedicadas à data no site, a até mesmo garantir a entrega no dia seguinte para compras de última hora".
Veículo: DCI