Gargalos logísticos inibem desenvolvimento econômico

Leia em 2min 10s

Regional da Fiemg cobra mais investimentos em infraestrutura.

A região do Alto Paranaíba vem recebendo investimentos significativos da agroindústria nos últimos anos, em função da vasta produção agrícola. Porém, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) - Regional Alto Paranaíba, João Batista, chama a atenção para alguns gargalos, como falta de infraestrutura logística, que inviabilizam maior agregação de valor aos produtos da região.

Batista explica que, apesar de ter um parque industrial diversificado, grande parte da atividade na área é marcada pelo beneficiamento de produtos agropecuários, como hortifrútis, grãos e leite, entre outros.

Entre os investimentos recentes realizados no Alto Paranaíba, conforme ele, está o da Predilecta, que comprou a fábrica da Unilever que estava desativada. Na unidade serão beneficiados tomates e milho. Já a Cemil, empresa de laticínios, ampliou sua produção em Patos de Minas.

Apesar dos aportes, o presidente da regional da entidade afirma que a agregação de valor à produção agropecuária da região poderia ser ainda maior. Segundo ele, alguns entraves impedem uma maior atração de investimentos da agroindústria.


Entre eles, o presidente da regional da entidade destaca a falta de investimentos em infraestrutura, principalmente em novos ramais ferroviários que favoreceriam o escoamento da produção local. Um deles, de acordo com Batista, ligaria Patrocínio a Pirapora.

Já no âmbito do transporte rodoviário, o empresário lembra que é fundamental a duplicação da BR-365, uma reivindicação antiga em função da grande demanda. "Se a rodovia tivesse sido duplicada, hoje ela já estaria saturada", diz. Ele aponta também a realização de investimentos na BR-262 como de grande importância para a região.

Além dos poucos aportes em infraestrutura, o dirigente da Fiemg destaca a falta de uma política governamental mais ampla voltada para o setor industrial, com o objetivo de estimular as inversões no segmento. Como exemplo, ele cita a necessidade de reformas trabalhistas e na legislação tributária.

Mineração - Além da agroindústria, a regional Alto Paranaíba da entidade, que abrange municípios do Alto Paranaíba e região Noroeste do Estado, conta com importantes complexos minerários. Entre os minerais extraídos na região estão o ouro, segundo item da pauta de exportações do Estado, o zinco e o fosfato.

Além disso, há um plano para a exploração de potássio na região. Denominado "Cerrado Verde", o projeto da Verde Fertilizantes visa à exploração do insumo no município de São Gotardo. Em uma primeira fase, a companhia irá produzir o termopotássio, que recentemente foi apontado como eficiente substituto do cloreto de potássio na lavoura de café. Outros segmentos importantes na indústria do Alto Paranaíba são a construção civil e a construção metálica.




Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Vale anuncia investimento de R$ 9 bi em logística

Empresa venderá parte da VLI.Brasília - O presidente da Vale S/A, Murilo Ferreira, anunciou ontem, durante...

Veja mais
Casa Km apresenta novo amaciante concentrado

Amacitel Super é o novo amaciante de roupas concentrado da Casa KM. A nova linha tem fórmula concentrada q...

Veja mais
Produção tem expansão em agosto, aponta CNI

Uso da capacidade instalada segue baixo.Brasília - A produção da indústria brasileira ganhou...

Veja mais
Companhias se aliam ao consumidor para criar produtos

Em caso de dúvida, chame o consumidorDecifrar o gosto do consumidor pode ser uma tarefa demorada e cara, e alguma...

Veja mais
Vendas para Dia da Criança podem subir 6% em São Paulo

Pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (...

Veja mais
Vigor investe R$ 20 milhões para vender iogurte grego

A Vigor, empresa de lácteos do grupo J&F, holding que controla a JBS, inicia hoje uma intensa campanha public...

Veja mais
Maior empresa de móveis do mundo, sueca Ikea estuda abrir lojas no Brasil

Presente em 40 países, o grupo realizará estudos sobre a entrada no varejo brasileiroA maior empresa do se...

Veja mais
Com consumo em baixa, cai a produção de cloro e soda

O fraco desempenho da economia se refletiu nos resultados do setor de cloro e soda cáustica, que registra queda d...

Veja mais
Após 18 anos, eBay enfim chega ao país

Dezoito anos depois de ser criado, o site americano de comércio eletrônico eBay vai iniciar suas atividades...

Veja mais