A economia está em ritmo acelerado, o mercado de empregos aquecido. Se o profissional for qualificado, então, é contratação certa. Uma rápida olhada em alguns sites de recrutamento de pessoal do País, na semana passada, comprovou a existência de mais ofertas de empregos do que currículos em diversas áreas, coisa rara em anos anteriores. Mas nem sempre o candidato a um emprego está na frente do seu computador ou tem acesso à internet para visualizar essas ofertas, enviar seus currículos, atualizar cadastros e disputar a vaga. Um celular, porém, ele sempre vai ter na mão.
Pensando nisso é que a Ei Movil, empresa dedicada ao entretenimento e marketing móvel, criou uma nova solução para oferecer, tanto às empresas de recrutamento como aos candidatos atrás de trabalho, uma solução ágil para todos. O aplicativo da Ei Movil é baixado no aparelho do usuário – seja ele de algum gerente de RH da empresa contratante, seja do candidato – e para cada caso traz funções diferenciadas.
O diretor-executivo da Ei Movil, Fábio Cardoso, explica que as empresas de recrutamento e seleção de pessoal poderão ter na tela do celular uma solução customizada, com sua marca e com algumas características mantidas por elas nos seus sites. "Só que tudo é feito num formato menor e mais simples de manusear e carregar". Assim, os candidatos não terão dificuldades em preencher os campos do menu, acostumados que estão com a tela do computador. "Basta acessar o portal WAP da empresa e preencher os campos exigidos, como se fosse responder a uma entrevista, só que tudo mais rápido e simplificado para que a pessoa não perca muito tempo com isso", diz Cardoso.
O aplicativo do candidato também pode e deve ser atualizado sempre, pois as ofertas dessas empresas de seleção são renovadas constantemente. Para isso, ele se conecta no browser do aparelho, entra no site da empresa e acessa os dados atualizados. "Mesmo que ele entre todos os dias para fazer essa atualização, o candidato não vai gastar mais do que R$ 5 por mês", garante Cardoso, que fez testes com o aplicativo no seu próprio aparelho. O profissional nem precisa ter um plano de dados para isso, basta um de voz pós ou pré pago, diz o executivo da Ei Movil. Assim, o usuário atualiza seu cadastro e currículo pelo celular sempre que necessário.
O produto ainda está em fase de lançamento e em prospecção junto às empresas de recrutamento de pessoal (existem mais 50 no País). Elas é que vão definir como será a "cara" do aplicativo nas telinhas com a customização. Algumas mostram as vagas já na página principal, outras exigem cadastro prévio para mostrar as informações.
Com a ferramenta de seleção de pessoal da Ei Movil as empresas de seleção podem enviar perguntas para os candidatos pré-cadastrados, pelo telefone móvel (por SMS ou pelo aplicativo mesmo) para saberem se eles cumprem o perfil exigido pelo empregador. Outra possibilidade é a empresa importar um banco de dados pré-selecionado do site, com nome e telefone do profissional e configurar um questionário de múltipla escolha. "Com esse formulário, o candidato recebe as perguntas via SMS e as responde, passando para a segunda fase da entrevista, se for o perfil desejado".
"Para o candidato, o ideal é fazer o cadastro pelo site no seu computador e usar o celular só para as atualizações de informações", observa o executivo. Assim, quando existir uma vaga para o seu perfil, ele será avisado pelo telefone.
Veículo: Diário do Comércio - SP