A ação, que tem patrocínio da Mondelēz Brasil, estará na cidade entre os dias 12 e 16 de novembro com 160 vagas abertas para interessados em conhecer mais sobre a arte urbana e participar da criação de painéis coletivos
Entre os dias 12 e 16 de novembro, o projeto Colorindo o Interior oferecerá aulas gratuitas de grafite para jovens da periferia bauruense. As oficinas, que fazem parte da 3ª Semana Municipal do Hip Hop, terão duração de três horas, onde os inscritos irão saber mais sobre a história e a origem do grafite no Brasil e no mundo, seus diversos estilos e os materiais necessários para sua prática. Além disso, haverá cuidado também em explicar a importância da reciclagem dos materiais utilizados, mostrando como produtos que geralmente iriam para o lixo podem ser usados como apoio artístico.
Ao final da oficina, os participantes criarão um painel coletivo com o apoio da equipe do projeto e com os grafiteiros Thiago Monster (Thiago Spazziano Salles) e Esbomgaroto (Eriton Santos). - confirmar.
"Nas grandes metrópoles o grafite deixou de ser apenas uma expressão de rebeldia, para ser expressão artística", afirma o coordenador artístico e arte educador Thiago Spazziano Salles, conhecido como Thiago Monster. "A importância do grafite hoje está em sua forma de se tornar um estilo único e uma marca que identifica cada artista e cada modo de viver, tornando-se um meio de comunicação e criando uma nova identidade visual para as cidades", completa Thiago, que também é grafiteiro e responsável por ministrar as aulas do Colorindo o Interior.
É a primeira vez que Colorindo o Interior aporta em Bauru, mas o programa já passou por São Paulo e estará em Piracicaba a partir do dia 20 deste mês. A intenção é possibilitar que jovens expressem sentimentos, percepções e visões do mundo, comunicando-se através da arte por meio de atividades práticas e teóricas. Ao todo, serão 32 oficinas com alcance total de 640 alunos. Só em Bauru, serão atendidos 160 jovens durante as oito aulas ministradas na cidade.
A iniciativa, que conta com o patrocínio da Mondelēz Brasil e apoio da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural 2013, busca estimular o interesse dos jovens por manifestações artísticas e expandir a relação deles com a arte urbana.
"A Mondelēz Brasil faz do patrocínio de projetos via leis de incentivo parte de seu plano estruturado de investimento social privado, levando educação e conhecimento para muitas comunidades do país. ‘Colorindo o Interior" mostra aos jovens como iniciar no mundo da arte urbana, através do conhecimento e de forma responsável. A intervenção urbana tem o poder de expandir a relação que as pessoas têm com a obra de arte e com o ambiente em que vivem, mudando suas percepções do espaço coletivo e social", afirma a gerente de responsabilidade social da Mondelēz Brasil, fabricante de marcas como Lacta, Trident e Club Social.
As oficinas serão ministradas no Projeto Caná, Consórcio Intermunicipal da Promoção Social, Bibliotecas Ramal Tibiriçá (em Tibiriçá) e Mary Dota. Os interessados devem procurar os locais preferidos de realização para as inscrições (mais informações abaixo). As aulas são gratuitas e as vagas limitadas.
De acordo com Débora Botelho Brandão, idealizadora e coordenadora do projeto, para a realização das oficinas foram selecionados centros culturais que demonstraram interesse em manter o trabalho dos alunos após o término do projeto. "O intuito é que o mural faça parte da realidade dos jovens e ensine a eles que a pré-aprovação de um local para realização do grafite faz toda a diferença para ser uma arte de grande aceitação pública", comenta.
"Hoje, o grafite ocupa lugar de destaque no meio artístico, frequentando espaços antes reservados somente às artes mais tradicionais. Nossa ideia é estimular essa forma de expressão, com apoio de um material educativo, contribuindo para mudar a percepção que as pessoas têm sobre o espaço urbano e social", completa Débora.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Mondelez Brasil