Empresa investiu R$ 135 mil na diversificação do mix de produtos
A fábrica de chocolates Qoy, com planta no bairro Funcionários (região Centro-Sul), demonstra otimismo quando o assunto é a Páscoa deste ano. A data é responsável por gerar 28% do faturamento anual da empresa. A marca investiu R$ 135 mil na diversificação do mix de produtos, que passa a incluir uma nova linha de ovos recheados, gourmets e infantis. Assim, a empresa prevê crescimento de 15% nas vendas na comparação com os resultados do exercício anterior. A boa perspectiva é atribuída não apenas aos lançamentos, mas também na ampliação da quantidade de pontos de venda.
As principais apostas para 2014 são os ovos sabores pistache e gianduia e outros com uma concentração mais elevada de cacau. Os recheados, já disponíveis em anos anteriores, foram reformulados e passaram a incluir os sabores marshmallow, trufa de chocolate ao leite e branco, maracujá, brigadeiro e ovo maltine. Também foram desenvolvidos produtos voltados para as crianças, que resgatam alguns símbolos tradicionais da data, além de embalagens ecologicamente corretas.
Conforme a sócia-proprietária, Flávia Falci, a maior variedade impulsiona o tíquete médio da Páscoa. "As lojas ficam muito movimentadas nesta época, mas o cliente exige novidades", ressalta a empresária. Para atender a alta demanda, a produção começa em fevereiro e se estende até abril. Ao longo desses três meses, são produzidas aproximadamente 20 toneladas, sendo que a média mensal corresponde ao dobro à de um mês sem celebrações com impacto direto no negócio.
Para o período, foram contratados nove funcionários, o que resulta em 30 colaboradores atuando diretamente na linha de produção. A Qoy conta com 12 lojas inauguradas, três na capital mineira e outra em Congonhas (região Central). As demais ficam no Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Paraíba e São Paulo. Apenas uma delas, localizada no shopping Pátio Savassi (região Centro-Sul), é própria, enquanto as demais são franquias.
Flávia Falci revela que a marca pretende estabelecer 35 contratos este ano, principalmente na capital paulista e outros municípios do interior daquele Estado. "O nosso foco é São Paulo, pois lá identificamos oportunidades mais vantajosas", afirma a executiva. Caso a meta seja concretizada, a Qoy deve investir em uma segunda unidade industrial ou na transferência da atual para um terreno mais amplo e capaz de suportar o forte crescimento da organização.
De acordo com ela, a fábrica ainda consegue abastecer as lojas em funcionamento e as próximas 12 que serão inauguradas. A trajetória da Qoy no mercado de chocolates teve início em 1998, a princípio com a marca Doce Cacau. O processo de reformulação, que resultou no surgimento da Qoy, aconteceu em 2011. A marca é administrada pelas irmãs Andréia e Flávia Falci.
Veículo: Diário do Comércio - MG