A consultoria Safras & Mercado, através de seu Instituto de Pesquisas Agroeconômicas promoveu o estudo mais completo e fiel já realizado até hoje com os produtores de soja do Brasil. A iniciativa concretizou-se durante a Expedição Soja Brasil, realizada pelo Canal Rural e Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), a qual contou com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Mato Grosso (Senar-MT) e a consultoria de Safras & Mercado. A pesquisa realizada pela consultoria servirá para o planejamento de toda a cadeia produtiva, tais como: planos de expedição geográfica, planos de expansão de produção, planos de investimentos em marketing, entre outros.
De acordo com o resultado da pesquisa listado pelo Instituto de Pesquisas Agro Econômicas Safras & Mercado, a maior parte da comercialização do produto é via cooperativa, atingindo marca de 58,4%, tornando-a visível nos estados do Paraná e no Rio Grande do Sul. Com 18,3% estão os cerealistas e, o mais baixo é atingido pelos comerciantes com apenas 3,5%.
Um dos temas, também, abordados na pesquisa foi o número de veículos dos produtores. Cerca de 45% dos produtores com até mil hectares usam apenas uma caminhonete e 38%. Já para propriedades acima de 5 mil hectares o número de produtores com apenas uma caminhonete é reduzido para 38%, entretanto, 60% possuem pelo menos 1 caminhão.
"A pesquisa permitiu compreender as necessidades dos sojicultores em cada região e ao mesmo tempo conhecer a sua intenção de compra em relação a determinados bens e serviços. Esta informação é de extrema relevância para toda a cadeia produtiva, para que a oferta e a necessidade dos produtores e empresas se encontrem", explica o diretor geral de Safras & Mercado, Fernando Burgos.
Veículo: Diário do Comércio - MG