O setor da panificação é um dos que mais cresce no Brasil. Hoje, para agradar o perfil dos consumidores no país, que ainda demonstram preferência pelo comércio regional, de bairro, ante os super e hipermercados, as padarias têm se preocupado em evoluir e aumentar o leque de produtos e serviços que oferecem, diversificando o mix de produtos e investindo em novos serviços como cafeterias, confeitarias, delicatessen, sanduicherias, happy hour e refeições rápidas.
São 65 mil padarias ao todo no país, sendo que em Minas Gerais são mais de 14 mil postos de vendas de produtos panificados com 5.455 indústrias de panificação, faturando anualmente quase R$ 7 bilhões e o número de colaboradores diretos e indiretos é de aproximadamente 390 mil.
Mas mesmo com o setor pujante e o mercado aquecido para os empresários, as panificadoras ainda encontram obstáculos na área de Recursos Humanos (RH) e amargam um déficit de mão de obra que bate a casa dos 5 mil postos de trabalho. Ora, com perspectivas tão boas e grandes investimentos, é de se estranhar que os empresários tenham esse desafio.
Mas a realidade é que os trabalhadores brasileiros subestimam o trabalho em padarias. A desvalorização vem dos próprios empregados, que acreditam que estão em subempregos e alimentam as altas taxas de turnover e de absenteísmo, gerando clima desfavorável e diversos casos de má distribuição dos processos do trabalho, elevando os custos para a empresa, e dificultando o cumprimento dos seus objetivos.
Mão de obra - O que nem todos reconhecem é que da mesma forma que o setor cresce e se desenvolve, o perfil de trabalhadores também evolui. Hoje, são necessários administradores, especialistas em nutrição, segurança alimentar, cozinha industrial, marketing e comunicação, atendimento, entre muitos outros perfis profissionais para atuar no setor da panificação.
Outras vantagens que esse setor oferece são o período da jornada de trabalho que, do mesmo jeito que exige que ele chegue cedo ao trabalho, por volta das 6 horas da manhã, permite que ele deixe o posto no meio da tarde, por exemplo, facilitando um melhor aproveitamento do seu tempo com qualificação e crescimento pessoal. Podemos considerar também que a padaria é uma vitrine para os seus funcionários, visto o grande número de pessoas que passam por ali diariamente. Percebemos que muitos colaboradores criam vínculos com os clientes podendo surgir, a partir desse relacionamento, novas oportunidades de trabalho e de crescimento. Um dado importante também é que as padarias apoiam e dão oportunidade às pessoas que estão em busca do primeiro emprego.
Se o empregado residir próximo ao local de trabalho então, é ainda mais vantajoso. Padarias existem por toda a cidade. Evitar o trânsito caótico das grandes cidades é um sonho que muitos querem conquistar. Isso é economia de dinheiro e de tempo, e o bem mais precioso que temos é o nosso tempo. E ainda assim continuamos vendo trabalhadores preferindo trabalhar durante toda a manhã e tarde, encarando horas no trânsito para ganhar a mesma faixa salarial em uma loja de shopping ou em um ponto comercial do outro lado da cidade.
Veículo: Diário do Comércio - MG