Das mil vagas abertas em Salvador, 700 são para lojas de bairros populares.
Empresas preferem candidatos que morem perto do estabelecimento.
Do G1 BA , com informações da TV BA
O crescimento do número de supermercados em bairros afastados do centro de Salvador está mudando a oferta de empregos no setor. Das mil vagas disponíveis na capital, 700 estão em lojas de bairros populares.
“As pessoas querem consumir perto de suas casas, porque não querem se deslocar nos engarrafamentos”, afirma Rogério Machado, consultor da Associação Baiana de Supermercados (Abase). “Então os empresários aproveitaram esta dinâmica, melhoraram os negócios que já existiam e abriram novos negócios”, acrescenta.
Com os novos negócios nos bairros, surgem também novas oportunidades de emprego. Em um estabelecimento do bairro de Nova Brasília, que possui 50 mil habitantes, 69 funcionários atendem uma média de 250 clientes por dia. Somente nos supermercados da rede, há cem vagas disponíveis em 19 lojas, com salários que variam entre R$ 800 e R$ 3 mil, por oito horas diárias de trabalho.
Sebastian Pires, morador de nova Brasília, se tornou gerente do supermercado do bairro, depois de 15 anos trabalhando em grandes redes.
“Estou muito feliz por estar aqui. Os funcionários são vizinhos, moram aqui perto, então assim fica muito mais fácil”, afirma.
Morar perto do trabalho é um ponto importante para a empresa, que economiza no vale transporte, e para o funcionário que perde menos tempo no deslocamento. De olho nestas facilidades Eduardo Soares, que atualmente está desempregado, participou nesta sexta-feira (27) de uma seleção para o cargo de repositor e saiu com bastante esperança.
“Eles dão mais oportunidades para quem mora perto”, disse com confiança.
Veículo: Portal G1