Considerado um hábito em países europeus, o café em cápsulas está conquistando o mercado brasileiro. Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Nielsen, o consumo aumentou 46,5% entre 2012 e 2013. O consumo residencial das cápsulas também está em ascensão, alcançando 0,6% dos domicílios no país. Tal sucesso pode ser atribuído à expansão da indústria de café que está oferecendo cápsulas de grão especial de qualidade e máquinas com alto desempenho para o mercado.
Uma das empresas que está apostando no negócio é o Villa Café. O diretor executivo Rafael Duarte considera o produto como nicho de mercado e já obteve retorno no faturamento de 70%, apenas quatro meses após o lançamento. Isso se justifica pelo lançamento do sistema Villa 4C - café gourmet, cappuccino, chocolate e chá, com oito sabores e previsão de pelo menos mais dez sabores em um ano, entre cafés premiados, novos sabores de cappuccino e chá. "Queremos unir os produtores de café de alta qualidade no Brasil em torno deste modelo e oferecer o máximo de origens possível ao consumidor. Em seis meses, esperamos dobrar o que demoramos sete anos para conquistar", explica.
Para alcançar esse resultado, a empresa está expandindo a atuação em outros estados com as franquias Villa Café. O franqueado trabalha na venda e fornecimento de cafés gourmet, tendo como campo de atuação o comércio de cafés e as máquinas da bebida. "Estar à frente de uma empresa requer expertise para analisar o mercado e o comportamento do consumidor. Há anos, sabemos do crescimento desse nicho, mas não tínhamos como viabilizar o investimento. Assim que encontramos a oportunidade, abraçamos rapidamente e adquirimos nossa própria fábrica. justamente esse o diferencial do Villa, estar à frente de todo o processo dos produtos, desde o plantio à comercializaçãoõ, aponta Duarte.
Além da priorização da qualidade dos produtos, Duarte associa o sucesso do projeto ao modelo simples de venda, em que ao comprar as cápsulas, o cliente ganha a máquina. A praticidade também é um ponto forte, pois as cápsulas já vêm com o leite integrado, ao contrário de outras marcas no mercado em que a bebida é vaporizada e deve ser acrescentada à parte. "Entramos no mercado focando em dois pilares que consideramos importante nos produtos que comercializamos: a qualidade e o modelo comercial de fácil expansão", explica.
Veículo: Diário do Comércio - MG