As mídias sociais estão cada vez mais ganhando terreno no mundo dos negócios, seja para impulsionar as vendas, seja para monitorar marcas ou produtos. Pesquisas indicam que os brasileiros passam, em média, 8 horas mensais conectados ao mundo virtual, desse total, a maior parte do tempo é usada acessando o Facebook. Ou seja, os consumidores estão diariamente nas redes expressando suas opiniões sobre tudo o que considera relevante.
Por isso, é importante que uma empresa tenha um canal de comunicação com seus clientes via internet e que o gestor saiba como utilizar, da melhor forma possível, as redes sociais. Também é fundamental que a página da empresa tenha conteúdo diferenciado e relevante para que sua empresa faça a diferença no dia a dia dos consumidores. Geralmente, quem entra numa página para opinar o faz de livre e espontânea vontade, é diferente de uma pesquisa na qual o consumidor é estimulado a responder sobre algo. Assim, quando o cliente diz que gostou, ele gostou mesmo. O contrário, também é verdadeiro.
No mercado é possível encontrar ferramentas que ajudam a tornar a empresa mais conhecida neste mundo virtual. O Google, por exemplo, disponibiliza uma ferramenta chamada Google+ que pode ser usada em diversas frentes, como no lançamento de novos produtos, transmissão de webinars, sessão para tirar dúvidas de clientes, etc. O LinkedIn é outra boa opção para construir relacionamento com potenciais clientes e colaboradores.
Para quem disponibiliza recursos em caixa, outra alternativa é o anúncio pago em outras redes. O importante é identificar qual das redes sociais disponíveis é a mais adequada para o seu negócio. Se você tiver um canal de dúvidas e críticas é necessário criar uma rotina para responder e agradecer aos comentários. Se a crítica for dura e justa não a esconda no site nem deixe de responder. Quando uma empresa mostra que errou e que está tomando todas as atitudes para evitar que o erro se repita ela ganha credibilidade. Crie um canal de comunicação sincero, onde erros e acertos serão vistos por todos.
Veículo: DCI