Conviva Minas, que funciona na unidade do Minas Shopping, foi inaugurado em dezembro e mostra bons resultados
O GPA Malls, braço imobiliário do Grupo Pão de Açúcar, comemora o bom desempenho do Conviva Minas, shopping de vizinhança inaugurado em dezembro do ano passado junto ao hipermercado Extra no bairro União (região Nordeste). O empreendimento tem Área Bruta Locável (ABL) de 12,2 mil metros quadrados e 82 estabelecimentos, 85% deles já locados. Aproximadamente a metade deles já entrou em funcionamento. O investimento total foi de R$ 16 milhões.
O Conviva Minas gera cerca de 350 postos de trabalho, entre diretos e indiretos, conta com 1.600 vagas de estacionamento e tem capacidade para receber até 600 mil pessoas mensalmente.
Segundo a diretora de Operações e Marketing do GPA Malls, Isadora Sbrissa de Campos, a estratégia de oferecer opções complementares de comércio e serviços no entorno dos hipermercados foi fortalecida em 2012, quando o grupo francês Casino assumiu a gestão do Pão de Açúcar. "Estudos nos mostraram que o cliente gostaria de ter a solução para a vida dele naquele espaço. Por isso, passamos a cuidar deles com um nível maior de rigor", explica.
Projeto - Ela adianta que o projeto é válido para todas as galerias do grupo, o que abrange as demais unidades do Extra localizadas em Belo Horizonte, nos bairros Santa Efigênia (região Leste) e Belvedere (região Centro-Sul). Entretanto, nem todas seguem o mesmo padrão. Isso porque a quantidade de clientes que cada uma recebe é variável e, por isso, podem não comportar um número muito elevado de novas operações em seu entorno.
Antes de definir o mix de lojas, Isadora ressalta que o potencial da região é estudado e são feitas também pesquisas junto ao consumidor. Dessa maneira é possível identificar quais são os tipos de comércio e serviços mais demandados pela clientela já habituada a freqüentar o local. "Apenas depois de apurar esses dados começamos a prospectar parceiros, pois não adianta oferecer uma loja ou serviço já saturado em determinada região", argumenta.
Transformar o espaço na entra dos hipermercados em pequenos shoppings é uma das principais estratégias adotadas pelo Grupo Pão de Açúcar para tentar alavancar as vendas dos seus hipermercados, principalmente daqueles instalados em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Também em 2013, outro Conviva com 36 lojas foi implantado no Rio de Janeiro. Em dezembro deste ano mais um, batizado de Conviva Maracanã, começa a funcionar na capital fluminense. O investimento será de R$ 20 milhões, ABL de 13 mil metros quadrados e um total de 50 lojas.
Comercialização - O sucesso da comercialização, na visão de Isadora, pode se justificar em função da lacuna que ainda existe entre o comércio de rua e o dos grandes malls. "O comércio de rua sofre com alguns fatores, como falta de segurança e estacionamento. Entretanto, muitas vezes o empresário não tem recursos para migrar para um grande shopping center e arcar com custos bem mais altos, como aluguel e condomínio. Por isso, o nosso conceito de shopping de vizinhança representa uma alternativa para esses comerciantes", ressalta ela.
Veículo: Diário do Comércio - MG