As vendas do Dia dos Pais neste ano, comemorado no próximo dia 10 de agosto, vão injetar no comércio brasileiro cerca de R$ 5,3 bilhões. Ainda assim, com crescimento de 4,3% nas vendas em relação ao ano passado, será a evolução mais fraca de vendas para a data nos últimos dez anos, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
No levantamento, a pesquisa foi feita com mil consumidores, em 70 municípios do País, pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), em parceria com o Instituto Ipsos. De acordo com a entidade, a procura por roupas lidera a preferência nacional para presentes, com 43,4% das intenções, depois estão perfumes e cosméticos, com 15,2%.
O economista Christian Travassos, da Fecomércio-RJ, disse que embora o Dia dos Pais seja uma das principais datas para o comércio, depois do Dia das Mães e do Natal, o consumidor está mais cauteloso, "vivendo um momento de pisada no freio". Segundo Travassos, o freio nos gastos, demonstrado pelo consumidor brasileiro, não está ligado ao fato de ele estar mais inadimplente; significa que ele está mais consciente em relação à sua renda, ao impacto da inflação: "Ele está mais cauteloso". A perspectiva para 2015, acrescentou, é que o momento mais difícil passe, "em função de o governo ter tomado medidas para reverter isso".
Shoppings
Nos centros de compras, a previsão da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), após sondagem feita junto a varejistas de todo o País, é de o setor registrar a evolução menos expressiva dos últimos quatro anos, projetando um crescimento de 3%. O segmento, contudo, continua atraente, tanto que o Shopping Vila Velha, maior centro de compras do Espírito Santo, abrirá suas portas para a população capixaba no dia 22 de agosto.
Veículo: DCI