Paula Cristina
Com o ritmo menos acelerado da economia brasileira, as vendas do Dia dos Pais, data importante para o varejo, foi puxada este ano por meio das promoções. Nos shoppings, campanhas corporativas e brindes foram os destaques para elevar as vendas.
Exemplo disso, as administrações dos shoppings Interlagos e Central Plaza, em São Paulo, e o Shopping União, em Osasco, registraram alta de 7% nas vendas e 8% em fluxo de pessoas na comparação com 2013.
Este ano, as empresas investiram R$ 1,5 milhão para execução da campanha Comprou/Ganhou, que presenteava os consumidores com canecas customizadas.
Nos 11 shoppings da Multiplan, foram investidos cerca de R$ 2,5 milhões na campanha voltada ao Dia dos Pais. Segundo comunicado oficial da rede, a perspectiva de incremento médio nas vendas dentro das unidades gira em torno de 8,5%, ante a 2013.
Entre as ações para a data comemorativa estava, sorteio de carros, oficinas de degustação de vinhos, cervejas artesanais e máquinas multibebidas.
Entre as companhias que fizeram investimento para alavancar as vendas no Dia dos Pais, está o Shopping Hortolândia, localizado na região metropolitana de Campinas, interior de São Paulo (SP). Ao todo, a rede aumentou em 50% os investimentos em ações promocionais, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Com expectativa de registrar um incremento de 10% nas vendas, impulsionadas principalmente pelo comércio de eletrônicos, calçados e roupas, a rede investiu na promoção "Compre & Ganhe", na qual o consumidor concorria a um kit degustação exclusivo com vinho Reserva Especial e taça Mitto Terroir das Serras Gaúchas.
Lojas de rua
Entre os lojistas de rua, o maior movimento foi verificado no último sábado (9), véspera da data comemorativa. "Sentimos um aumento no fluxo dos clientes no sábado, mas registramos um tíquete médio de vendas inferior", explicou o presidente da empresa de roupas masculinas, Baroni, Robson Baroni.
Segundo o empresário, que possui quatro unidades na região do ABC Paulista, o número de vendas no cartão de crédito recuou este ano. "Verificamos um aumento de 5% nas vendas, mas o tíquete médio gasto diminuiu, em função da redução do crédito e o brasileiro evitando fazer dívidas parceladas", disse ele ao DCI.
A data, considerada a segunda melhor para varejistas de artigos masculinos, perdendo só para o natal, não decepcionou. "Não ficamos frustrados com as vendas, mas vamos nos acertar para rechearmos os estoques para o Natal com artigos de baixo valor agregado, como meias, gravatas e cuecas, que foram os grandes destaques de vendas nesse Dia dos Pais", ponderou o executivo.
Restaurantes
Quem também registrou incremento no movimento durante o Dia dos Pais foram os restaurantes São Judas Tadeu e Churrascaria Vidal, ambos em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Segundo o balanço prévio, o avanço no número de reserva para o Dia dos Pais foi 8% e 10%, respectivamente.
Veículo: DCI