Em meio a um cenário não muito otimista de vendas para o varejo, os empresários do ramo de eletrônicos devem sentir um avanço de 9% este ano na venda de itens como televisores, DVDs, celulares e tablets, em função da Copa do Mundo no Brasil, apontou a consultoria GfK.
De acordo com dados da empresa, o faturamento do setor deve saltar de R$ 80,8 bilhões para R$ 88,5 bilhões.
Na contramão do mercado brasileiro, as vendas mundiais devem registrar uma retração de 1% na venda de TVs de tela fina este ano contra um crescimento de 3% no faturamento registrado no ano passado. No Brasil, as vendas desses aparelhos, impulsionadas pela Copa do Mundo, subiram 39% em volume até julho. De janeiro a julho deste ano, foram vendidas mais de 9 milhões de TVs, com pico de vendas em maio, quando os consumidores compraram quase 2 milhões de unidades. "A Copa do Mundo altera a distribuição das vendas de TVs ao longo do ano. Normalmente, o primeiro semestre é responsável por 40% da receita do ano e passou a representar 60%. O pico de vendas ocorreu na semana anterior à abertura da Copa", explicou o diretor de negócios da GfK, Alex Ivanov.
Veículo: DCI