Figurando entre os maiores e mais completos eventos do varejo alimentício brasileiro, o Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação (Superminas Food Show) chega à 28ª edição nos dias 21 a 23 de outubro, no Centro de Feiras e Exposições George Norman Kutova (Expominas), na região Oeste de Belo Horizonte. O evento é organizado pela Associação Mineira de Supermercados (Amis) e pelo Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão).
De acordo com o superintendente da Amis, Adilson Rodrigues, apesar de 2014 não ter alcançado os resultados esperados pelo varejo, as perspectivas para a Superminas são as melhores e o evento deve receber cerca de 55 mil visitantes. "Em tempos de crise o setor supermercadista é o último a sofrer. certo que não teremos o resultado almejado de crescimento de 3,5%, mas não podemos reclamar diante do que está aí e devemos fechar com 2,5% de crescimento. Vamos concluir as 85 novas lojas previstas com investimento de R$ 340 milhões, revertendo em 10 mil novos empregos e faturamento total de R$ 30 bilhões. A Superminas é a megavitrine do setor em Minas Gerais. o espaço para conhecer e comprar novos produtos e equipamentos, encontrar pessoas e ganhar novos conhecimentos e relacionamentos", explica Rodrigues.
A aposta do dirigente é em um 2015 de oportunidades que podem ter na feira o seu ponto de partida. Para ele é preciso estar preparado para um novo consumidor que surge a cada dia. "Aqui é o lugar também para reciclar conhecimentos. Nós temos duas opções: olhar só para os problemas e o Àchororô" ou para as oportunidades. O consumidor está ávido por algo positivo, por alguém que diga Àeu acredito". Vai se dar bem quem for agressivo nas promoções, quem for capaz de criar e inovar. Não é para correr riscos, acreditar em milagres, é para se planejar e trabalhar. Temos uma população empregada, que continua recebendo e que está mais cautelosa com os gastos. esse consumidor que temos que encantar", ensina o superintendente.
Para atender ao empresariado, serão oferecidas 45 palestras e vão tratar de diferentes temas, passando por uma visão mais abrangente do mercado até as estritamente técnicas, em um total de 90 horas de treinamento. "Temos a preocupação de atender a todos. Desde as grandes redes até o pequeno empresário do interior. O importante é que todos voltem inspirados para os seus negócios", destaca.
A estimativa é que o volume de negócios na feira atinja a marca de R$ 1,4 bilhão. Três novos espaços farão parte do evento em 2014: o espaço Reforma e Construção, que vem ao encontro de um setor que investe fortemente em expansão. Apenas em 2014 serão abertas 85 novas unidades e outras 45 serão ampliadas ou reformadas. O segundo é o espaço de Logística de Distribuição, que chega para atender a uma demanda também crescente no varejo. Seja em cidades menores, devido às distâncias das indústrias, ou nas grandes cidades, a logística é um dos grandes desafios do varejo.
O último espaço confirmado é o de apresentação dos produtos patrimônio de Minas: o queijo, o café e a cachaça certificados. "Antes esses produtos ficavam escondidos. O comprador tinha que fazer uma pesquisa, procurar um por um. Aqui eles vão encontrar uma série de fornecedores, todos certificados, com a documentação disponível. Será muito mais fácil principalmente para o estrangeiro. Temos um produto excepcional mas ele precisa chegar ao consumidor, para isso estamos trabalhando a perna comercial, contando com a parceria de diversos órgão do governo, para fortalecer a divulgação e a distribuição", completa.
Veículo: Diário do Comércio - MG