Consumidor inclui o pescado mais vezes na dieta por causa da redução dos preços
O preço do pescado voltou a cair nas feiras e mercados municipais de Belém. De acordo com a pesquisa Da Secretaria Municipal de Economia (Secon) e o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese/PA), setembro é o quinto período consecutivo de baixa desses preços. Em virtude disso, os consumidores compraram muito mais durante o período do Círio de Nazaré, como no mercado do Ver-o-Peso, que pôde ofertar variedades e preços acessíveis à população. “Os feirantes e a Secon se prepararam com antecedência para que essa queda de preço atraísse tanto os clientes habituais como os turistas, durante as comemorações religiosas”, explica o secretário municipal de Economia, Marco Aurélio Lima do Nascimento.
Das 38 espécies de pescado analisadas pela Secon e Dieese/PA no mês de setembro, a tabela abaixo apresenta as que tiveram maiores quedas no preço.
Na análise mais aprofundada, que revela o comportamento médio do pescado comercializado entre janeiro e setembro de 2014, também são observadas quedas significativas na Dourada (- 13,86%); Piramutaba (-12,33%); Camurim (-12,28%); Pescada Gó (-12,22%); Pescada Branca (- 11,80%); Pirapema (-11,51%); Pacu (-8,55%); Pratiqueira (-7,07%); Pescada Amarela (-5,46%); Curimatá (-4,23%); Xaréu (-4,11%); Filhote (-4,02%); Gurijuba (-2,26%) e Tambaqui (-1,15%).
A dona de casa, Maria da Conceição, de 58 anos, espera que os preços se mantenham baixos. “Depois que eu vi os preços caírem, passei a consumir mais peixe e vou continuar consumindo. Isso é um estímulo para nós, consumidores”, afirma. A vendedora, Ana Maria, de 45 anos afirma estar consumindo mais peixe dentro de casa. “Antes eu vinha à feira e nem olhava para o mercado de peixe, pois achava os preços um absurdo. Agora, minha entrada no mercado é constante. Pelo menos duas vezes na semana minha família almoça peixe”, relata.
Para o supervisor do Dieese no Pará, Roberto Sena, a tendência é que as quedas no valor dos pescado continuem pelos próximos meses, contribuindo para o consumo na capital, inclusive durante as festas de final de ano.
Veículo: O Liberal - PA