Pelo menos 23% dos consumidores brasileiros consideram que produto de qualidade é sinônimo de respeito ao consumidor. Isso é o que apontou um levantamento feito pela Shopper Experience, que ouviu 1.718 homens e mulheres das classes A, B, C e D.
Realizada em São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília e Goiânia, a pesquisa mostrou que atendimento de funcionários solícitos, disponíveis, ágeis e gentis no contato com o cliente é levado em consideração por 16% consumidores na hora da compra.
Para 12% dos entrevistados, oferecer serviços de qualidade é sinal de respeito das companhias com os clientes. Já para 9% dos consumidores, preço atrativo é sinal de respeito por parte das marcas.
De acordo com a presidente da Shopper Experience e coordenadora da pesquisa, Stella Kochen Susskind o levantamento é fundamental para detectar a percepção do consumidor brasileiro perante as marcas. Segundo ela, o fato de o brasileiro associar o respeito à qualidade do produto pode ser considerado algo revelador. "Significa que o brasileiro saiu do patamar do consumo imediato - aquele que valoriza aspectos superficiais - para o consumo crítico. Na prática, a durabilidade é que está em questão, ou seja, quanto vou pagar e quanto vou usar", diz.
Admiradas
Entre as empresas que obtiveram melhor colocação no quesito marcas que mais respeitam os consumidores destaque para a Sadia, Heineken, AmBev, P&G e Natura. /Da Redação
Veículo: DCI