A cidade de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, interior de Minas Gerais, conta agora com uma das mais modernas indústrias de laticínios do Brasil. O Laticinios Bela Vista, detentor da marca Piracanjuba - uma das maiores do segmento lácteo brasileiro - dá início às operações de sua fábrica no município, que teve investimentos na ordem de R$ 60 milhões. É a segunda unidade fabril da empresa fora do Estado de Goiás (a primeira fica na cidade de Maravilha, Santa Catarina) e sua capacidade de produção é de 300 mil litros de leite por dia.
A indústria produz leite longa vida integral, desnatado, semidesnatado, creme de leite e bebida láctea, que serão destinados ao abastecimento do mercado mineiro e dos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e de toda região Nordeste. A estratégia de abrir uma fábrica em Minas Gerais foi a mesma adotada na região Sul. "Com isso, nos instalamos em uma tradicional bacia leiteira e ficamos mais próximos de importantes mercados, facilitando nossa comercialização. Os incentivos fiscais concedidos pelo governo, como a redução do ICMS, também influenciaram a nossa escolha, uma vez que favorecem a competitividade", destaca o diretor de relações institucionais da empresa, Cesar Helou. O Laticinios Bela Vista já conta com duas unidades de captação de leite no Estado mineiro, uma em Iraí de Minas e outra em Santa Vitória.
Com uma área construída de 12 mil m², a nova fábrica da Piracanjuba gera cerca de 500 empregos diretos e indiretos, contribuindo também para o desenvolvimento local. "A prefeitura da cidade de Governador Valadares nos recebeu muito bem, dispondo de toda infraestrutura necessária para a construção de uma grande indústria. Além disso, Minas Gerais tem grande oferta de matéria-prima e temos muito espaço para crescer no Estado", reforça Cesar.
De acordo com a Piracanjuga, os equipamentos utilizados para processamento de leite são de alta tecnologia e de última geração, proporcionando uma produção totalmente automática, com sistema de rastreabilidade ativa, que permite identificar todo o percurso do leite desde a fazenda até a caixinha. "Trouxemos o que há de mais moderno no mercado para termos o máximo de eficiência e segurança produtiva", finaliza Cesar.
A fábrica de Governador Valadares representará, já em 2015, 7% do faturamento total do Laticinios Bela Vista. Em 2017, esse percentual deve chegar a 10%.
Piracanjuba
A Piracanjuba, com quase 60 anos de mercado tem um portfólio com mais de 90 produtos, distribuídos nas marcas Piracanjuba e Pirakids. Com faturamento de mais de R$2 bi e capacidade de processamento de 4,3 milhões de litros de leite por dia, a empresa gera mais de 1,9 mil empregos diretos. Com a nova fábrica em Governador Valadares, passa a contar com três unidades fabris, sendo as outras duas em Bela Vista de Goiás (GO) e Maravilha (SC).
Fonte:Assessoria de Comunicação da Piracanjuba