Acompanhando a alta registrada em muitos outros produtos, as frutas tiveram reajuste acima da inflação em 2014. O motivo seria a sazonalidade de várias frutas e também a fatores ligados a comercialização.
Segundo levantamento realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA), os preços das frutas comercializadas em feiras livres e supermercados da Região Metropolitana de Belém ao longo de 2014 mostra que mesmo com algumas quedas verificados em alguns meses do ano, o preço de uma quantidade expressiva teve altas acima da inflação no período analisado.
Em 2014, as frutas que apresentaram os maiores reajustes de preços foram (por quilo): mamão, com alta recorde de 62,65%, melão amarelo, com reajuste de 27,56%; tangerina (+21,39%); goiaba branca (+19,17%) e acerola (+16,46%), índices bem acima da inflação calculada para o ano passado, que foi em 6,23% (INPC/IBGE).
Outros tipos de frutas regionais muito consumidas pelos paraenses também tiveram oscilações expressivas de preços ao longo de 2014, como o bacuri, o biriba, a graviola, a pupunha, a sapotilha e o cupuaçu. Ainda segundo o Dieese, poucas frutas pesquisadas apresentaram redução de preços, como é o caso do abacate, da manga rosa e do maracujá.
Veículo: Diário do Pará