As redes varejistas devem dar maior atenção às questões sociais. Com isso, eles farão com que os consumidores criem um vínculo com a marca e por consequência, fidelizem este público
"A palavra iniciativa é importante aqui, porque obviamente não estamos falando somente de preços baixos. Para os consumidores, as empresas constituem a verdadeira força econômica do País e, neste sentido, devem participar ativamente de seu desenvolvimento", afirmou a sócia e diretora-geral da consultoria Cristina Panella Planejamento e Pesquisa, Cristina Panella.
A executiva diz que as empresas brasileiras não se sentem responsáveis pelo desenvolvimento da sociedade como um todo, por isso poucas investem em iniciativas sociais. "Trata-se de um custo que deve ser entendido como investimento, à medida que contribui para que a empresa se posicione como um efetivo player econômico e social. Este num primeiro momento, sacrifica parte de seu resultado para o desenvolvimento e o fortalecimento de ações socioambientais, e também sustentáveis", explicou.
Iniciativas
Segundo Cristina, as empresas estrangeiras já aderiram a esse tipo de "missão". A especialista afirmou que players como Tesla, Forever 21, Tesco têm feito mudanças estruturais e firmaram compromissos que envolvem a sociedade em que estão localizadas.
"O ideal, para a pequena e média empresa, é procurar fomentar em suas equipes a lógica da sustentabilidade, além de desenvolver novos produtos já dentro de uma perspectiva de transparência e respeito ao meio ambiente", explicou a pesquisadora.
Veículo: DCI