A Bionovis, joint venture formada pelas farmacêuticas Aché, EMS, Hypermarcas e União Química, vai transferir a construção de sua fábrica para São Paulo e ampliar o investimento de R$ 500 milhões para R$ 740 milhões
A decisão ocorreu devido a dificuldades técnicas no terreno em Jacarepaguá, no Rio, que atrasariam o cronograma de instalação da planta. "Encontramos em Valinhos uma área com a parte física pronta e licenças aprovadas, além de ser bem localizada, próxima a aeroportos e à via Anhanguera", afirma Odnir Finotti, presidente da indústria farmacêutica.
A transferência adiantou em ao menos um ano o tempo que seria necessário para o início das operações no antigo endereço. A previsão é que a fábrica comece a operar no último trimestre de 2016.
O montante adicional será destinado ao desenvolvimento de medicamentos biológicos para artrite reumatoide, psoríase, esclerose múltipla, entre outras doenças. A unidade produzirá ainda fármacos para o tratamento de câncer e terá centros de distribuição e de pesquisa.
"Cerca de 80% do que fabricaremos irá para o Ministério da Saúde, que hoje importa esses medicamentos, mas também queremos atender o mercado externo." A empresa também analisou terrenos em Campinas, Jundiaí e Cabreúva.
A Investe São Paulo, que intermediou a busca da área, estima que sejam gerados ao menos 200 empregos diretos. "Há muita mão de obra qualificada na região, por causa da Unicamp. ", afirma Juan Quirós, presidente da Investe São Paulo.
veículo: Folha de S. Paulo