Estabelecimentos localizados na rua São José formarão um shopping "a céu aberto"
O Shopping a Céu Aberto de Ubá, município da Zona da Mata mineira mais conhecido por seu polo moveleiro, traça novas ações com o objetivo de atingir o crescimento de 11% estimado para este ano na comparação com 2014. Além disso, os lojistas também se prepararam para enfrentar uma concorrência qualificada, que promete chegar à cidade em breve.
O projeto que prevê transformar a rua São José, via conhecida por concentrar grande parte dos estabelecimentos comerciais da cidade, em um shopping a céu aberto começou em 2013. A iniciativa envolve a Agência de Desenvolvimento de Ubá e Região (Adubar), a Associação Comercial e Industrial de Ubá (Aciubá) e a unidade local do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas).
Conforme o analista do Sebrae Minas Elder Almeida, a prioridade inicial era a revitalização e padronização das fachadas, troca de lixeiras e reforço da limpeza. Agora, o intuito é desenvolver uma programação capaz de atrair um fluxo mais expressivo de pessoas para a região. A rua conta com 141 lojas de segmentos distintos, com destaque para roupas, calçados e acessórios.
O analista revela que foi elaborada uma programação especial para o próximo Dia das Mães, segunda data comemorativa do ano mais rentável para o varejo, atrás somente do Natal. "Todo o segundo sábado do mês trazemos uma atração diferente para o local. Mas, às vésperas da celebração, ampliamos essa ideia para movimentar ainda mais a rua nos três sábados que antecedem a data", afirma Almeida, acrescentando que em períodos de crise é necessário sair da zona de conforto e usar a criatividade para manter os negócios em alta.
Assim, a São José será ocupada por carrinhos e barracas com os mais variados tipos de comida e cervejas especiais, por meio de parceria estabelecida com uma cervejaria local. Além disso, será criado, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, um concurso de desenho, o que deveá interessar bastante as mais famílias com crianças.
Diversificação - Almeida destaca a importância do comércio para a diversificação da economia local, muito centrada na indústria moveleira. "Ubá tem mais de 100 mil habitantes e o varejo da região atende não apenas os moradores da cidade, mas também os de outros 17 municípios localizados em um raio de até 45 quilômetros de distância. Queremos inovar e mostrar que temos algo diferente", diz.
Estudo realizado em setembro do exercício passado pelo Sebrae Minas mostra que a maior parte dos consumidores do Shopping a Céu Aberto, 38%, tem renda mensal de até quatro salários mínimos. Em seguida, 36%, estão os que recebem entre um e dois salários mínimos. Aqueles com renda mensal superior a 10 salários mínimos são minoria, 4%.
Segundo o Departamento de Comunicação Social da Prefeitura, um shopping deverá ser construído próximo ao Horto Florestal, às margens da rodovia Ubá-Tocantins. O nome do grupo investidor e a data de início das obras ainda não foram divulgados, mas a expectativa é de que o empreendimento seja inaugurado em, no máximo, dois anos. A informação, contudo, parece não assustar o comércio de rua. "Um shopping novo certamente atrai público por reunir facilidades em um único espaço. Mas, os lojistas já estão se preparando para isso e Ubá tem espaço para todos", avalia o analista do Sebrae.
Veículo: Diário do Comércio - MG