A comercialização da safra de café do Brasil 2014/15 (julho/junho) está em 87% da produção total estimada, relativa ao final de março. O dado faz parte de levantamento de Safras & Mercado. Com isso, já foram comercializados pelos produtores brasileiros 42,77 milhões de sacas de 60 quilos de café, tomando-se por base a projeção da empresa de consultoria em agronegócio, de uma safra 2014/15 de café brasileira de 48,9 milhões de sacas.
Na média dos últimos cinco anos, a comercialização da safra neste período está em 86%. Em 2014, o mês de março terminou com 85% da safra comercializada. Portanto, as vendas estão adiantadas neste ano. Houve, ainda, avanço de quatro pontos percentuais na comercialização da safra 2014/15 em relação ao final do mês de fevereiro.
Segundo o analista de Safras & Mercado Gil Barabach, o mercado de café continua gerando oportunidades, que os produtores de uma maneira geral vêm aproveitando. "Os vendedores seguem adotando a postura de dosar posições, tentando aproveitar o repique cambial ou alguma recuperação externa. As vendas não chegam a pressionar o mercado, mesmo porque a safra 2014 foi pequena e a oferta é naturalmente mais curta neste período de entressafra", indica Barabach.
O analista observa que em março também cresceram os negócios de ocasião, onde a necessidade de compra força uma maior agressividade e leva a um descolamento dos preços para cima. "Tratam-se de negócios pontuais, mas que têm sido bem aproveitados pelos produtores. A referência de venda continua sendo o patamar de R$ 500 a saca para os cafés melhores. Assim, quando o mercado se aproxima desse nível de preço, aparecem mais vendedores e as negociações ganham liquidez", coloca. Por outro lado, quando se afasta desse referencial, as praças de negociação se esvaziam.
Os estoques norte-americanos de café verde (em grão) caíram 116.443 sacas de 60 quilos em março deste ano na comparação com fevereiro de 2015, conforme relatório mensal da Green Coffee Association (GCA). O total de café verde depositado nos armazéns credenciados pela GCA em 31 de março de 2015 chegava a 5.035.109 sacas, ante as 5.151.552 sacas em 28 de fevereiro de 2015.
Veículo: Diário do Comércio - MG