A segunda melhor data do ano para o varejo traz benefícios para diversos segmentos, como o de alimentação
Quando se fala em opções de presente para o Dia das Mães, logo vem à cabeça do consumidor produtos como roupas, calçados, joias, flores e artigos de perfumaria. No entanto, não são apenas esses segmentos que faturam melhor na segunda data do ano mais importante para o varejo. As vendas também crescem no setor de alimentação, a exemplo das padarias, que esperam incrementar o lucro em até 20% com a data neste ano.
O presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado do Ceará (Sindpan-CE), Lauro Martins, informa que o fluxo de clientes nas principais padarias começa a se intensificar ainda na véspera do Dia das Mães. Segundo ele, os produtos mais demandados são as tortas confeitadas e as cestas de café da manhã.
"Grande parte dos estabelecimentos trabalha tanto sob encomenda, para aqueles clientes que buscam algo mais personalizado, quanto disponibilizam as mercadorias para quem faz a compra na hora. Por isso, para atender à demanda das pessoas que não costumam fazer encomendas, a produção nas padarias cresce consideravelmente no período", afirma.
Embora o País esteja passando por um momento econômico delicado, em que a inflação contribui para a redução do consumo das famílias, Lauro acredita que o impacto nas vendas não será tão representativo. "Estamos trabalhando com o aumento médio de 20%, mas está de bom tamanho se conseguirmos um incremento de 5% a 10%", diz o presidente do Sindpan-CE.
No Dia das Mães, diversas padarias também são uma boa opção para comemorar a data. De olho na crescente demanda de pessoas que buscam essa alternativa, os estabelecimentos vêm investindo na decoração dos espaços e em novidades que não tem a ver apenas com os produtos.
A padaria Romana, localizada na Avenida 13 de Maio, no bairro de Fátima, homenageará as mães no próximo domingo (10) com atrações musicais. "Para o café da manhã, contratamos um tecladista, e um violonista para o horário de almoço, que terá um cardápio diferenciado. Preparamos cestas de café especiais, acompanhadas de uma caneca para as mães. A cada ano, o número de consumidores que comemoram a data aqui cresce", diz o gerente do local, Evandro Martins. Ele estima que o faturamento da loja cresça de 20% a 25% na data.
Supermercados
Alguns supermercados de Fortaleza também costumam oferecer serviços de alimentação para a data, como é o caso dos Mercadinhos São Luiz. "As vendas nos supermercados não são tão representativas durante a data. Mas os estabelecimentos que oferecem almoços especiais e outros itens acabam tendo algum benefício", revela o diretor da empresa, Severino Neto.
Neste ano, o comércio varejista de Fortaleza espera vender 5% a mais no Dia das Mães.
Veículo: Diário do Nordeste