Rede de lojas abre em 15 dias unidade em Cachoeirinha, mas fará expansão cuidadosa
Será com "humildade e liderança" — expressão repetida duas vezes por Líbano Barroso, presidente da Via Varejo, nesta quarta-feira na Federasul — a volta da Casas Bahia ao Rio Grande do Sul. Segundo o executivo, o retorno foi baseado na constatação de que, com 26 unidades do Ponto Frio, a holding que une as duas redes, maior varejista do Brasil, não estava explorando o potencial do Estado. Mesmo assim o retorno se dará com muita cautela, analisando cada uma das unidades. No Brasil, as duas somam 1.043 pontos de venda.
Barroso só confirmou, por enquanto, a abertura da Casas Bahia em Cachoeirinha, dentro de 15 dias. Além disso, a Via Varejo está construindo, também em Cachoeirinha, a ampliação de seu centro de distribuição, de 8 mil para 34 mil metros quadrados — ou seja, vai mais do que quadruplicar de tamanho, uma mostra das intenções da Via Varejo no Estado. Sobre as especulações de que a estratégia da empresa seria substituir unidades do Ponto Frio de rua por Casas Bahia, Barroso afirmou que a empresa fará uma cuidadosa análise de cada microrregião para verificar qual bandeira atende melhor aos consumidores locais.
A Via Varejo é controlada pela GPA (Grupo Pão de Açúcar), por sua vez propriedade do grupo francês Casino. Ao responder sobre a tentativa feita no início dos anos 2000 de implantar a Casas Bahia no Rio Grande do Sul, o executivo destacou a mudança ocorrida na empresa entre os dois períodos. Na época, a rede ainda era controlada pela família Klein, que hoje tem 27% da empresa.
Veículo: Jornal Zero Hora