Com menor poder de compra, previsão do brasileiro é gastar em torno de R$ 462 para aquisição de oito presentes. Na média da América Latina, a intenção é gastar R$ 815 e presentar dez pessoas.
A principal data para o varejo deve ter uma retração de 7%, segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Com inflação alta e poder de compra menor, o consumidor não deve gastar mais de R$ 58 por presente de Natal, segundo estudo do Groupon.
Esperado por muitos comerciantes como um alento, o fim de ano não deve ajudar a melhorar o faturamento das empresas. Para o presidente da ACSP, Alencar Burti, a retração nas projeções é devido às condições desfavoráveis do cenário macroeconômico. "As vendas de dezembro vão seguir a tendência de queda observada ao longo de todo o ano. É um momento difícil - com preços elevados, desemprego crescente e confiança muito baixa, revelada pelo nosso Índice Nacional de Confiança [INC]", explica.
Em novembro, O INC medido pela entidade chegou ao patamar mais baixo em dez anos, com 72 pontos. O índice veria entre zero e 200 pontos. Quanto está de zero e 100 indica pessimismo, já entre 100 e 200, sinaliza otimismo.
Mesmo com a queda, Burti acredita que dezembro deve ter um bom desempenho frente a outros meses. "Dezembro vai ser o melhor mês do ano para o varejo em 2015 porque o Natal é a principal data para o setor. Outra razão é a injeção dos recursos do 13º salário na economia". No entanto, ele comenta que, ainda assim, os lojistas venderão menos do que no ano passado.
Valor do presente
Em relação ao valor das compras, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Groupon os brasileiros pretendem gastar em média R$ 58 em cada presente para o Natal.
Enquanto consumidor brasileiro pretende dar oito presentes de gastar em torno de R$ 462, a média dos latino-americanos envolve dez presentes com gasto médio de R$ 815. Cerca de 60% dos entrevistados disseram que o presente mais desejado é viagens de fim de semana com hotel, seguida por roupas.
A pesquisa também apontou que, no País, assim com nos outros, um Natal perfeito reúne atividades familiares, para 75% do total de entrevistados, e também por uma grande ceia, afirmam 72% das pessoas que participaram do estudo.
Venda virtual
Segundo o vice-presidente do Groupon no Brasil, João Pedro Serra, o e-commerce tem crescido como uma alternativa de compras, principalmente em datas fortes para o varejo, tanto no Brasil como nos países da América Latina.
Na visão do executivo, a facilidade e comodidade de realizar as compras é um forte atrativo. "Nosso objetivo foi entender um pouco mais sobre o hábito de presentear em toda a região para oferecer promoções assertivas", diz.
A pesquisa da empresa foi feita em novembro, com 6.800 pessoas na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México.
Veículo: Jornal DCI