Um dos produtos símbolos do Natal, o panetone deve seguir na mesa dos brasileiros nas festas deste ano. Pelo menos essa é a tendência que surge na análise dos dados de dois anos da Kantar Worldpanel: a categoria esteve presente em 49% dos lares no período de novembro de 2016 a janeiro de 2017 - um crescimento de 4 pontos percentuais em relação ao mesmo recorte de 2015.
A versão tradicional é ainda a mais popular (80,4%), seguida pelos recheados (16,2%) e sem frutas (3,4%). Em relação aos sabores, os de frutas cristalizadas responderam por 43,7% do volume de compras domiciliares, a frente dos com gotas de chocolate (34,7%) e das demais variações (21,6%).
No ano passado, o panetone entrou em média 2 vezes em cada lar. Em média foram comprados 705 gramas por ocasião, e o preço médio registrado foi de R$ 20,17 por quilo no período.
Kantar Worldpanel
A Kantar Worldpanel é especialista global em comportamento de consumo. Através de um monitoramento contínuo, análises avançadas e soluções customizadas, a Kantar Worldpanel inspira decisões de sucesso de grandes marcas, varejistas, analistas de mercado e organizações governamentais.Com mais de 60 anos de experiência, um time de 3,5 mil funcionários e serviços que cobrem 60 países diretamente ou através de parceiros.
Kantar
A Kantar é uma das maiores empresas do mundo em informação e consultoria. Trabalhando em conjunto e em todo espectro de disciplinas de pesquisa e consultoria, suas marcas especializadas empregam 30 mil colaboradores, em mais de 100 países. A Kantar faz parte do grupo WPP e seus serviços são utilizados por mais da metade das empresas Fortune Top 500.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Kantar