A valorização de produtos locais é um dos enfoques da edição 2018 da Sevar, um encontro do setor varejista previsto para os dias 11 e 12 de abril em Divinópolis. Segundo a Associação Mineira dos Supermercados (Amis), os pequenos empreendimentos têm impulsionado as vendas do segmento em Minas Gerais. Apenas em 2017, o faturamento foi de R$ 34,7 bilhões, conforme a entidade.
Incremento nas vendas
Na região, seis produtores rurais colocam todo mês nas gôndolas de uma rede de supermercados 20 toneladas de produtos. O produtor Wellington Mateus diz que a parceria é um incentivo importante. "Hoje a gente tem a oportunidade de entrar nas lojas e expor os nossos produtos. E a gente trabalha forte para produzir um produto cada dia melhor, com a qualidade maior", diz Wellington Mateus.
Para o gerente de marketing da rede, Edmar Cardoso, o acordo se reflete nos preços. "O produto chega com mais frescor, com a qualidade melhor para o consumidor e com um preço mais competitivo."
O vice-presidente da Amis, Gilson Amaral, observa que a Sevar tem como principal proposta incentivar investimentos como a parceria entre a rede de supermercado e os produtores rurais. O encontro varejista acontece há 18 anos e deve movimentar cerca de R$ 20 milhões em negócios e atrair em torno de 4 mil pessoas.
"Tanto o expositor quanto o supermercadista está empenhado em redução de custos, em conhecimento de novas tecnologias e outros produtos que substituem grandes marcas sem a perda da qualidade e viabiliza mais o acesso ao cliente", avalia Amaral.
Aposta
O produtor Hélio Gonçalves Cordeiro vai participar do evento pela primeira vez e está na expectativa de expandir os negócios com novos acordos que podem surgir. Ele está há cinco anos no mercado de polpa de frutas e produz 1.500 kg por mês. "Se eu abrir mais o negócio, eu espero dobrar a produção", planeja Cordeiro.
Fonte: G1 - MG