Segundo relatório anual da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o volume de ovos comerciais produzidos no país chegou próximo dos 40 bilhões de unidades em 2017.
Com isso, atingiu novo recorde produtivo evoluindo quase 2% em relação ao produzido no ano anterior. Na comparação com o já distante 2007, a evolução produtiva supera os 53%. De toda forma, não passa desapercebido a constatação de que no último triênio os volumes permaneceram estáveis na casa dos 39 bilhões. Entretanto, as previsões para o presente ano, sugerem que a barreira dos 40 bilhões será alcançada.
Com o aumento dos ovos produzidos no ano passado houve incremento no consumo per capita, que atingiu a marca dos 192 ovos por habitante e superou o maior volume alcançado em 2015.
Para o corrente ano, como a avicultura de postura comercial alojou pintainhas para aumentar significativamente a produção de ovos, a tendência é de novo incremento no consumo de ovos. Para alguns, existe a possibilidade de superar os 200 ovos por habitante.
Fonte: AviSite