A varejista Lojas Americanas deve acelerar os investimentos nos próximos trimestres para cumprir um plano de expansão previamente anunciado de dobrar o número de lojas entre 2015 e 2019, disse o diretor financeiro e de relações com investidores, Carlos Padilha, na sexta-feira (10).
“Para atingir a meta de 800 novas lojas entre 2015 e 2019, temos que abrir 224 este ano”, afirmou Padilha, acrescentando que ao menos 40 das inaugurações serão no formato conveniência.
Padilha disse que essas novas conveniência para 2019 serão totalmente operadas pela Lojas Americanas, mas a varejista atualmente estuda um modelo de franquias para esse formato. “Temos uma equipe totalmente dedicada a isso e o estudo está em estágio avançado”, acrescentou.
No primeiro trimestre, a empresa investiu R$ 207,7 milhões, principalmente em reformas e 15 inaugurações de lojas. A Lojas Americanas possui um total de 1.501 unidades em 603 cidades em todo o Brasil, mas suas operações não se limitam a lojas físicas. A varejista possui uma participação de 62% na B2W Companhia Digital, a maior empresa de comércio eletrônico do Brasil em receita, que opera sob as marcas Submarino, Americanas.com, Sou Barato e Shoptime.
Padilha comentou ainda que a Lojas Americanas, que teve prejuízo líquido de R$ 53,5 milhões no primeiro trimestre devido a um calendário menos favorável, espera resultados mais fortes no segundo trimestre. “A Páscoa é o terceiro evento mais importante do nosso calendário e este ano caiu no segundo trimestre”, explicou. Analistas do BTG Pactual disseram em relatório que as perspectivas futuras para a Lojas Americanas são promissoras.
Fonte: DCI