Realizado há 8 anos consecutivos, o ranking anual Brand Footprint, da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, detectou que as marcas Coca-Cola, Colgate e Bimbo foram as três mais escolhidas em 2019 pelos consumidores latino-americanos. O resultado havia sido exatamente igual em 2018.
Outro ponto importante é que as duas primeiras marcas são compradas por 8 em cada 10 famílias da região, e que a Coca-Cola ficou na primeira colocação em 8 dos 14 países analisados.
A marca que mais cresceu, subindo 12 posições e chegando ao 43° lugar do ranking, foi a Oral-B, enquanto a Primor entrou no top 50 ao escalar 7 lugares. Outras que se destacaram foram a Del Valle, que entrou no top 20 ao conquistar 5 posições, e a Vigor, que se fixou na 30ª colocação ao aumentar 6 posições.
26% das marcas que participam do ranking da Kantar são originárias da América Latina e somente 4 delas tiveram crescimento em penetração de 1% ou mais.
O estudo Brand Footprint é um levantamento profundo de mais de 22.900 marcas de bens de consumo massivo, das categorias de bebidas, alimentos, lácteos, saúde, beleza e cuidados com a casa, através da investigação de 74% da população mundial, totalizando 1 bilhão de lares em 52 países dos cinco continentes, que representam 85% do PIB. Agora em 2020, em que vivemos um momento extremamente desafiador, foi incluída uma seção especial sobre o consumo durante a pandemia da Covid-19.
Foram observados três comportamentos semelhantes em quase todos os países: as pessoas estão comprando menos vezes, só que mais unidades por cada viagem; as rotinas de cuidados pessoais mudaram ou foram pausadas devido a menos interações sociais; e o comércio eletrônico disparou, competindo com grandes lojas e fazendo as entregas em domicílio substituírem as ocasiões de consumo que antes eram fora do lar.
Fonte: Newtrade