Leonardo Miguel Severini, 44 anos, foi eleito presidente da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD) para o biênio 2021/2022. Mineiro de Poços de Caldas, ele é descendente de libaneses e italianos, faz parte de família de tradicional atuação no setor e trabalha há 20 anos no negócio familiar, o Grupo Vila Nova, onde atualmente ocupa o cargo de diretor.
Os pais, Manoel Silvério Severini e Maria Auxiliadora Miguel Severini, os irmãos Manoel Júnior, Ulisses e Vitor, a esposa Janete e os filhos Leonardo e Manuela, de 10 anos e 8 anos, respectivamente, compõem o seu principal núcleo familiar, além de seus primos Alexandre e Fernando Villas Boas.
Concluiu o ensino médio na capital paulista, no Colégio Rio Branco, e cursou duas faculdades simultaneamente: Direito na FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) e Administração de Empresas na Universidade Mackenzie, formando-se aos 22 anos.
No dia a dia da empresa, Leonardo conta com o auxílio profissional do primo Alexandre Villas Boas na gestão comercial do Grupo, que comemora 92 anos de atividades. Segundo o Ranking ABAD/Nielsen 2020 (ano base 2019), o grupo faturou R$ 1.114.335.540,00 e está posicionada entre as 15 maiores empresas respondentes do estudo anual.
Já integrando a diretoria da ABAD há vários anos, Leonardo sabe que tem todo o apoio necessário. "Conto com a experiência dos 25 anos de trabalho do superintendente Oscar Attisano e demais profissionais que já conheço bem. Não vim para mudar nada e sim para trabalhar em prol do nosso setor", diz ele.
Em seu discurso de posse, externou o compromisso com a continuidade de projetos relevantes como o marketplace ABAD e com uma pauta convergente e proativa, "fortalecendo a união nacional de nosso setor, focando na competitividade, eficiência, ética e integridade".
Ele declarou ainda que ele adianta que terá um olhar mais afiado sobre o marketplace da associação, projeto já em andamento, e na participação política junto a Unecs (União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços). "Quero defender as boas causas do nosso setor e do associativismo, pensando sempre no coletivo da categoria", enfatizou.
Leonardo assume efetivamente a entidade em 1º de janeiro de 2021.
ABAD
A ABAD representa nacionalmente um setor que faturou R$ 273,5 bilhões em 2019. Atendendo diariamente mais de um milhão de pontos de venda em todos os 5.570 municípios do país, os atacadistas e distribuidores cumprem importante papel social, pois, além de dar capilaridade à distribuição de produtos industrializados essenciais por todo o território nacional, é responsável por movimentar as economias locais, gerando mais de 450 mil empregos diretos e 5 milhões de empregos indiretos nos estabelecimentos varejistas do país.
Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da ABAD