Os lojistas do Rio de Janeiro deram partida nos processos seletivos para o Natal. Alguns estabelecimentos já fixaram cartazes nas vitrines para chamar a atenção de candidatos. A previsão do setor de agências de contratação é de abertura de aproximadamente 17 mil vagas no Rio e 112 mil no Brasil, por conta das festas de fim de ano. Pesquisa oficial será divulgada pela Associação Brasileira de Empresas de Serviços Terceirizáveis de Trabalho Temporário (Asserttem) na semana que vem.
Crédito fácil, vendas antecipadas, bons resultados da indústria e expansões de grandes lojas e redes vão impulsionar as contratações. "Lojas grandes, as que são âncoras, estão abrindo novas unidades, que empregam 100, 120 pessoas, cada uma. Com isso, a margem de aproveitamento dos temporários após o período de festas, o que lhes garante emprego, pelo menos, por todo o verão, será de 35% a 40%", calcula Adalberto Santos Filho, vice-presidente regional da Asserttem.
"O comércio propõe vendas cada vez mais antecipadas, com pagamento até para o ano que vem. Dessa forma, os processos seletivos também ocorrem mais cedo", destaca Santos.
No Rio Sul, há ofertas. "Lojas já recebem currículos. Este ano, o número de vagas deve ficar 15% acima do habitual. A expectativa é grande", diz o superintendente, Marcio Werner.
Com novo piso, o Shopping Tijuca anunciou 500 vagas extras, mas a administração prevê mais - a contratação deve ser 25% maior que em 2007. "Houve ampliação em 50 lojas, revitalização de algumas e entrada de boas marcas", diz Luiz Antônio Valente, superintendente .
O bom desempenho nas vendas do último Natal garantiu à estudante de Publicidade Bianca Soares vaga permanente na Toulon do Shopping Tijuca, segundo ela, conquista que combinou iniciativa e disposição: "É preciso esforço, acreditar nas vendas, trabalhar ao máximo o cliente e ter bastante gás, porque o mês de dezembro é muito cansativo".
Atendimento reforçado e horário maior
Vale tudo para garantir desde já boas margens de faturamento no fim do ano. O Norte Shopping saiu na frente e, no último dia 31, antecipou para as 13h a abertura das lojas aos domingos. O objetivo é fisgar clientes no dia em que eles têm mais tempo livre. "Notamos que cerca de 20 mil pessoas circulam pelo shopping antes das 15h aos domingos", explica o superintendente, Eduardo Diniz. São 350 unidades, que vão contratar de 30% a 50% de seus quadros.
Em alguns casos, o próprio shopping ajuda a selecionar. O Bangu Shopping deverá abrir mais de 300 vagas. Interessados podem entregar currículos direto nas lojas, deixá-los no Espaço Cliente ou enviá-los pelo e-mail para oportunidades@bangushopping.com.
Só a Toulon vai admitir 375 temporários. Para 24 pontos no Rio, número total de vagas é de 175 vendedoras, 99 vendedores, 40 auxiliares de vendas e 35 auxiliares de serviços gerais. Basta ter Ensino Médio.
Veículo: Jornal O Dia - RJ