Governo cria Grupo de Trabalho Interministerial para elaborar Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre Mulheres e Homens

Leia em 2min 20s

O novo Plano deverá promover ações de progressão e inserção de mulheres no mercado de trabalho, entre outros

 

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira (12) Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) que vai elaborar o novo Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre Mulheres e Homens. A cerimônia contou com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, das ministras Cida Gonçalves, das Mulheres e Esther Dweck, da Gestão e Inovação, além do ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Alberto Bastos, e do diretor da Organização Internacional do Trabalho, Vinícius Pinheiro.

 

O novo plano a ser proposto deverá contemplar não apenas o salário e outros tipos de remuneração, mas também temas como condições e ambiente de trabalho; oportunidades de ascensão profissional; divisão das responsabilidades no cuidado de crianças, idosos e pessoas com deficiência e doenças incapacitantes; além de aspectos étnico-raciais.

 

O plano pretende ainda propor objetivos, metas e ações para promover a autonomia econômica das mulheres, redução da pobreza, promoção do desenvolvimento econômico e social e o estímulo à produtividade e à inovação.

 

Durante o evento, o ministro Luiz Marinho destacou a importância da criação do GTI. “A nossa missão se inicia, pois nós temos um processo gigantesco de dedicação para fazer. O Grupo de Trabalho Interministerial é importante para monitorar, discutir, alavancar e dar luz ao conjunto de informações. Só assim nós podemos dar um passo significativo nesse processo”, afirmou.

 

Para a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves “a sobrecarga de trabalho doméstico faz com que as mulheres ocupem funções de menor qualificação, postos de trabalho mais precarizados e informais e isso leva a menor presença das mulheres nos cargos de direção”, ressaltou.

 

A ministra Esther Dweck também lembrou da dificuldade que as mulheres têm em ocupar cargos de liderança. “Existe um funil na capacidade de acessar cargos de liderança. Quanto mais alta a liderança, menor a participação feminina. Na prática, quanto maior o cargo, menor a participação feminina”.

 

O GTI foi criado no dia 1º de maio, Dia das Trabalhadoras e dos Trabalhadores, por meio do Decreto nº 11.514 assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e será coordenado pelo Ministério das Mulheres e do Trabalho e Emprego. O GTI já começa a atuar em 15 dias, com reuniões quinzenais, sendo composto por integrantes da Casa Civil; dos ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; dos Direitos Humanos e da Cidadania; e da Igualdade Racial.

 

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego – 12/09/2023


Veja também

Congresso reduziu espaço para cashback na reforma tributária, diz Appy

Segundo secretário, nova tributação sobre consumo beneficiará pobres   As exceç...

Veja mais
Comissão da Inteligência Artificial aprova plano de trabalho

Em votação simbólica, a Comissão Temporária Interna sobre Inteligência Artifici...

Veja mais
Atualização: TRT-4 suspende prazos processuais no período de 11 a 15 de setembro, em primeiro e segundo graus

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) suspendeu os prazos processuais em processos administrativ...

Veja mais
Domicílio Judicial Eletrônico será implementado em toda Justiça do Trabalho a partir deste mês

A solução cria um endereço judicial virtual para centralizar as comunicações processu...

Veja mais
Receita Federal prorroga prazos para pagamentos de tributos federais para contribuintes de 92 municípios do Rio Grande do Sul

A medida também altera datas para pagamento de parcelamentos e suspende prazos para a prática de atos proc...

Veja mais
Para evitar golpes, cartórios têm serviço de notificação de dívidas

Iniciativa está presente em 25 estados e no Distrito Federal   Os cartórios de protesto do Brasil l...

Veja mais
Fluxo de aprovação de aditivos alimentares é tema de webinar

Encontro será nesta quinta-feira (14/9), às 15h. Participe!   A Anvisa irá realizar uma vide...

Veja mais
Nova lei permite acordo com a vigilância sanitária antes da aplicação de multas

Segundo o texto, o não cumprimento do acordo acarretará a aplicação de sanções...

Veja mais
STF valida contribuição assistencial para sindicatos

Para relator, a falta da cobrança enfraquece o sistema sindical   O Supremo Tribunal Federal (STF) validou...

Veja mais