ABRAS’23 food retail future lança materiais inéditos para supermercadistas

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Guia ESG, Relatório Smart Market 2023 e Prêmio Advantage são destaques do segundo dia do evento

 

ABRAS’23 food retail future terminou na última terça-feira (19 de setembro), e foi um momento de muita transformação e novidades para o setor do varejo alimentar brasileiro. O segundo dia do evento destacou-se especialmente pelo lançamento de dois materiais: o Relatório Smart Market 2023 e o Guia ESG. O encerramento também foi marcado pela divulgação dos ganhadores do Prêmio Advantage 2023 e pela nova aliança estratégica entre a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e a NIQ.  Além disso, a data contou com painéis que contribuíram com a evolução do setor supermercadista.

 

Nos painéis dedicados à associação, o ABRAS em Ação, a Vice-presidente de Serviços aos Associados, Thais Anselmo, informou sobre a nova parceria entre a ABRAS e a NIQ, iniciativa que contribuirá com o relacionamento entre os supermercados e a indústria, criando uma linguagem comum para os setores e expansão do ramo. A VP também aproveitou o momento e lançou o Relatório e Dashbord Smart Market 2023, documentos que contêm todas as informações de performance para auxiliar os líderes a tomarem decisões estratégias nas empresas.

 

Ainda, Rodrigo Segurado, Vice-presidente executivo, fez o lançamento inédito do Guia ESG e também da nova pesquisa para mapear os indicadores de ESG do mercado alimentício, ambos realizados junto com a KPMG. Esse material é resultado de uma extensa pesquisa feita sobre o nível de engajamento do setor sobre o assunto, e traça dez objetivos para orientar os supermercadistas na melhoria constante de seus indicadores.

 

Além disso, no dia 19 várias palestras trouxeram insights valiosos para o público:

 

  • Renan Herveilha, Diretor de Business Unity de Consumo da Viveo, empresa que possui a marca Cremer, apresentou o mix de produtos da marca que fortalece o institucional da Cremer.
  • André Ferreira, CEO e Fundador do Grupo Luminae Energia, mostrou como a eficiência energética pode ajudar o negócio.
  • Roberto Butragueño, Diretor de Varejo da Nielsen Brasil, trouxe a importância de entender os hábitos e atitudes dos consumidores.
  • João Alberto Giaccomassi, Diretor do Segmento de Supermercados da TOTVS, faz o lançamento de dois novos produtos da empresa que utiliza Inteligência Artificial.
  • Rafael de Oliveira Brito, CEO da Strategicos Group,  contou como fazer fluxo de caixa através de incentivos fiscais.
  • Steven Begley, líder global da McKinsey, compartilhou ideias sobre a remodelação da proposta de valor nesse segmento.
  • Ricardo Sabatine, Diretor Nacional de Vendas da Heineken,  falou sobre os desafios na construção de diferenciação de marcas.
  • Thiago Alves, Arquiteto de Soluções da Microsoft, representou a Lattine Group e palestrou sobre a transformação digital no varejo.
  • Luis Molina, VP de Trade da Danone e Vendas, e Bruno Lourenção, Diretor de Vendas do canal alimentar da Danone, discutiram sobre “Grandes parcerias, grandes resultados”.
  • O CEO da DM Denis Correa, apresentou o painel “Toda história merece um crédito”.
  • Parceria entre indústria e varejo, debatem desafios da logística, tecnologia, inovação e satisfação do consumidor. Rodrigo Cambiaghi, Sócio Diretor de Consultoria EY LATAM; Fernando Rosa, Presidente da The Kraft Heinz Company no Brasil; José Evaldo Koch, Presidente do Grupo Koch; Wlamir dos Anjos, VP Comercial & Logistica Assaí Atacadista, participaram do debate.
  • Leandro Casella, CEO da Exato Digital falou, falou sobre a simplificação de processos através do background check.
  • Fabricio Scalioni, Diretor de Produtos da IT Works, discorreu sobre o usa da Inteligência Artificial no varejo alimentar do Brasil.
  • Cristiane Amaral, o Presidente da Mondelez, Liel Miranda, o CEO do GPA Marcelo Pimentel, o CEO do Tenda Atacado, Marcos Samaha, o diretor geral da NIQ Brasil, Alfredo Costa, e a diretora comercial da Advantage Group, Rosana Carvalho, palestraram sobre a evolução do JBP para o JVC.

 

Seguindo, a ABRAS’23 encerrou com a divulgação dos ganhadores do Prêmio Advantage 2023, que avalia os maiores destaques da indústria e do varejo alimentar. Mas, contou com um momento único, com o protagonismo do João Galassi, Presidente da ABRAS, que direcionou um prêmio também para o atacarejo, a Tenda Atacado. Os ganhadores da premiação desse ano foram:  rede Savegnago e a Coca-Cola, no Top 1 Varejo e Industria; GPA e Supermercados Imperatriz, na Maior Evolução no Varejo; Heineken e Ypê, na Maior Evolução na Industria e Nestlé (alimentação), Coca-Cola (Bebidas), Colgate (Higiene e Beleza) e Johnson (Limpeza Caseira),  no Top 1 Indústria por Segmento. Galassi também chamou ao palco os representantes do Tenda Atacado, que se destacam na colaboração no segmento atacarejo.

 

Foram mais de 80 patrocinadores que estiveram presentes nos dois dias de evento, em Campinas (SP). E, para celebrar a ocasião, a ABRAS’23 reuniu todo o público em uma festa de despedida, que contou com muita música, bebida, comida e diversão.

 

Veja a cobertura completa do ABRAS'23 no site da SuperHiper: www.superhiper.com.br 

 

Redação SuperHiper


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