Ministro Wellington Dias e secretárias Valéria Burity e Lilian Rahal participaram de reunião de alinhamento com presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, nesta segunda-feira (22.01)
Tirar o Brasil do mapa da fome é prioridade do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Nesta segunda-feira (22.01), o ministro Wellington Dias participou de reunião com a presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Elisabetta Recine, que teve como objetivo discutir os desafios para a superação da fome no país.
O encontro, realizado em Brasília, é mais uma etapa da articulação do Governo Federal para atender as pessoas em situação de vulnerabilidade. A secretária extraordinária de Combate à Fome e à Pobreza, Valéria Burity, e a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal, ambas do MDS, também participaram do diálogo. Na ocasião, o ministro Wellington Dias destacou o protagonismo das políticas sociais neste contexto.
“O presidente Lula tem como missão tirar novamente o Brasil do mapa da fome e é para isso que estamos trabalhando. É fundamental essa articulação para enfrentar as desigualdades, a partir do combate à fome. No MDS, temos um conjunto de ações que visam atender as pessoas que mais necessitam, como a transferência de renda e o incentivo à agricultura”, pontuou o ministro. “Estamos também empenhados em elaborar ações por meio da Aliança Global Contra a Fome, que com certeza terá um grande impacto positivo no nosso país”, complementou.
A presidente do Consea abordou a importância de retomar os principais pontos estratégicos de 2024, no contexto do Conselho, e concorda que a Aliança Global Contra a Fome será fundamental para o Brasil. “Estamos reforçando o planejamento das nossas ações para o ano e, também, articulando como se dará a estratégia a nível internacional, a partir da Aliança Global Contra a Fome”, destacou Elisabetta Recine.
União
A Aliança Global Contra a Fome é uma proposta idealizada pelo presidente Lula e coordenada pelo MDS, com o objetivo de reunir países em um pacto para a implementação consistente de programas de larga escala em nível nacional, com políticas adaptadas às realidades de cada país, em iniciativas como transferência condicionada de renda, qualificação profissional, apoio à agricultura familiar, merenda escolar e proteção social adaptativa.
Consea
Desativado em 2019, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) foi recriado em fevereiro de 2023, em decreto assinado pelo presidente Lula. O órgão atua no assessoramento imediato à Presidência da República na missão de combater a fome. O Consea é um espaço de formulação, monitoramento e avaliação das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional e fortalece, ainda, as ações intersetoriais para uma das principais metas do Governo Federal: tirar novamente o Brasil do mapa da fome.
Por: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)
Fonte: Agência GOV, 22/01/2024