Marco Legal das startups é sancionado e entra em vigor

Leia em 3min

Medida deve fomentar criação de empresas inovadoras

 

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta terça-feira (1º) o projeto de lei complementar que institui o Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador. A medida tem o objetivo de fomentar a criação de empresas inovadoras no seu modelo de negócio, produto ou serviço. A matéria foi aprovada pelo Congresso Nacional no último dia 11 de maio. 

 

Pela definição da nova lei, que entra formalmente em vigor, são consideradas startups as organizações empresariais ou societárias com atuação na inovação aplicada a modelo de negócios ou a produtos e serviços ofertados. Essas empresas devem ter receita bruta anual de até R$ 16 milhões e até dez anos de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Também precisam declarar em seus atos constitutivos que fazem uso do modelo de negócio inovador em sua atividade.

 

"A sanção do Marco Legal das Startups é de extrema importância para o ecossistema de empreendedorismo inovador. Conceitua juridicamente o que é uma startup, estabelece tratamento diferenciado e positivo para elas e traz segurança jurídica para empreendedores e investidores. Prevê, também, o incentivo para que grandes empresas, o Estado e pessoas físicas invistam em startups, como forma de fomentar a inovação no mercado brasileiro", afirma Saulo Michiles, diretor jurídico da Cotidiano Aceleradora de Startups e vice-presidente da Comissão de Direito Digital e Startups da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF).

 

Entre as novidades da nova lei está a criação do “ambiente regulatório experimental” (sandbox regulatório), que é um regime diferenciado onde a empresa pode lançar novos produtos e serviços experimentais com menos burocracia e mais flexibilidade no seu modelo, segundo o governo.

 

Outra inovação é a previsão da figura do investidor-anjo, que não é considerado sócio nem tem qualquer direito à gerência ou a voto na administração da empresa, não responde por qualquer obrigação da empresa, mas é remunerado por seus aportes.

 

O texto cria também a modalidade especial de licitação pública para contratação de startups. Pela medida, a administração pública poderá contratar pessoas físicas ou jurídicas, isoladamente ou em consórcio, para o teste de soluções inovadoras por elas desenvolvidas ou a serem desenvolvidas, com ou sem risco tecnológico.

O edital da licitação deverá ser divulgado com antecedência de, no mínimo, 30 dias corridos até a data de recebimento das propostas.

 

Com o resultado da licitação, será fechado o Contrato Público para Solução Inovadora (CPSI) com as startups selecionadas, com vigência limitada a 12 meses, prorrogável por igual período. O valor máximo a ser pago às startups é de R$ 1,6 milhão por contrato.

 

Veto

Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência da República informou que foi vetado o dispositivo que criava uma renúncia fiscal que não fazia parte do projeto original. O veto foi um pedido do Ministério da Economia, porque o texto não veio acompanhado da avaliação quanto ao impacto orçamentário e sem indicação de medidas compensatórias.

 

Edição: Lílian Beraldo

 

Por Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil - Brasília

 

Fonte: Agência Brasil – 01/06/2021

 

Acesse aqui a íntegra da Lei Complementar nº 182, de 1º de junho de 2021, publicada no Diário Oficial da União em: 02/06/2021, edição: 103, seção: 1 e página: 1.


Veja também

Consumidores podem fazer descarte correto de lâmpadas usadas

  Descarte pode ser feito em pontos comerciais de recolhimento   O descarte incorreto de lâmpadas usa...

Veja mais
Disponível adesão à transação de débitos em discussão administrativa ou judicial relativos à Participação nos Lucros e Resultados

O acordo prevê entrada facilitada e desconto de até 50%. O pedido de adesão deverá ser protoc...

Veja mais
Sancionada lei que estabelece pagamento proporcional de pedágios

O presidente Jair Bolsonaro sancionou lei que estabelece condições para a implementaç&ati...

Veja mais
TJRS – Anunciada retomada dos prazos dos processos físicos. Digitalização ganha impulso neste segundo semestre

  O Presidente do Tribunal de Justiça do RS (TJRS), Desembargador Voltaire de Lima Moraes, anunciou na manh...

Veja mais
Corpus Christi: bancos não abrem nesta quinta-feira

Fechamento ocorrerá mesmo nas cidades que anteciparam o feriado   Os bancos não abrirão aman...

Veja mais
TRT 2ª REGIÃO – UNIDADES QUE ANTECIPARAM FERIADO DE CORPUS CHRISTI FUNCIONAM NESTA QUINTA E SEXTA-FEIRA; CONFIRA ONDE NÃO HAVERÁ EXPEDIENTE

  As unidades do TRT da 2ª Região que tiveram o feriado de Corpus Christi antecipado para março...

Veja mais
Começa hoje adesão à renegociação especial de dívidas com a União

  Acordos com Receita e PGFN podem ser fechados até 31 de agosto   Os contribuintes que tê...

Veja mais
Lira diz que reforma tributária será a possível e melhorará sistema

Presidente do Senado cobra planejamento para lidar com pandemia   A reforma tributária não dever&aa...

Veja mais
Perdeu o prazo para entregar a declaração? Saiba o que fazer

  Veja também o calendário de restituição e como retificar declarações q...

Veja mais