Conheça os 6 fatores que irão impactar positivamente os supermercados em 2022

Leia em 1min 30s

Com apoio da Fundação Instituto de Administração(FIA), ABRAS enumerou as situações que levarão a esse incremento nos negócios

 

O setor supermercadista brasileiro projeta para 2022 mais um ciclo de crescimento do consumo nos lares, com avanço previsto em 2,80%. A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) apresentou durante sua coletiva de imprensa mensal os fatores que impulsionarão o consumo, com base em dados e análises macroeconômicas realizadas com o apoio da Fundação Instituto de Administração (FIA). 

 

No total, são seis os fatores que fomentarão o consumo nos lares:

 

1 – Aumento do salário-mínimo, que passou de R$ 1.100 para R$ 1.212, o que corresponde em uma alta de 10,2%. Esse acréscimo favorecerá a aquisição de produtos de primeira necessidade.  

 

2- Efeito positivo do salário-mínimo no Pis-Pasep. Quem tem direito a esse benefício irá receber mais do que recebeu no ano passado.

 

3- Substituição do Bolsa Família pelo Renda Brasil, que passou a contemplar uma quantidade maior de famílias. São 3 milhões de lares que foram adicionados ao novo programa social do governo, totalizando 17,5 milhões de famílias atendidas. 

 

4 – Ampliação do volume de recursos distribuídos pelo Renda Brasil. As famílias beneficiadas passaram a receber R$ 400 por mês, o que corresponde a um aumento mensal de R$ 224. Isso ampliará o poder de compra destas famílias.   

 

5- Redução do desemprego. Estima-se que cerca de 1,5 milhão de pessoas sairão da informalidade.

 

6- Por fim, deve-se considerar que 2022 é um ano de eleições e isso movimenta todo o País. O Congresso aprovou um Fundo Eleitoral de R$ 5,7 bilhões para ajudar os partidos a promover seus candidatos. Esse valor vai diretamente para o mercado sob as mais diversas formas de gastos. 

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Consumo nos Lares Brasileiros cresceu 1,97% em novembro, informa ABRAS

  Na comparação com novembro de 2020, o avanço é mais significativo com crescimento de...

Veja mais
ABRAS reforça protocolos contra a covid e não vê risco com a falta de atendimento nas lojas

O setor emprega 3 milhões de colaboradores diretos e indiretos em todo o país   A Associaç&a...

Veja mais
Consumo nos Lares Brasileiros cresce 4,95% em outubro, aponta ABRAS

De janeiro a outubro de 2021, o crescimento acumulado é de 3,14%. Na análise da variaçã...

Veja mais
ABRAS fortalece sua presença na capital federal

  Trinta anos após se instalar em Brasília, entidade inaugura seu novo escritório no Distrito...

Veja mais
Associação Brasileira de Supermercados inaugura novo escritório em Brasília

Vice-presidente Hamilton Mourão participa do evento com palestra sob o tema Perspectivas 2022; inauguraç&a...

Veja mais
ABRAS reúne o varejo e a indústria para celebrar o Dia Nacional do Supermercado

    Noite de comemorações e homenagens também marcou o aniversário de 53 anos ...

Veja mais
Consumo nos lares brasileiros se mantém positivo no acumulado de 2021

ABRAS anuncia alta de 3,13% no ano; consumo recua em setembro   O Consumo das Famílias Brasileiras se mant...

Veja mais
Mapa, supermercados e setor leiteiro lançam a 1ª Semana do Leite

    Iniciativa reforça o valor nutricional do alimento e os derivados em campanha educativa que ser...

Veja mais
Ministério da Agricultura lança hoje a 1ª Semana do Leite e Derivados

Campanha nacional, que conta com o apoio e participação da ABRAS, reúne os elos da cadeia produtiva...

Veja mais