Varejo tem desafios gigantescos pela frente, alerta diretor da NielsenIQ no Smart Market

Leia em 2min

Executivo Roberto Butragueño Ravenga enumera as novas questões preocupantes

 

Presente à divulgação dos premiados no Ranking ABRAS 2022, o diretor de Varejo da NielsenIQ Brasil, Roberto Butragueño Revenga, fez questão de destacar a importância da parceria e da comemoração para toda a cadeia onde profissionais de diferentes segmentos compartilham experiências.

 

“Acompanhamos o desafio do varejo nos dois últimos anos, assegurando o consumo na ponta, não abrindo mão de ninguém. Agora temos outra pandemia que é a inflação, e o varejo se volta com a indústria para debelar o problema. Parabenizo os premiados no Ranking ABRAS 2022 e digo que me sinto muito orgulhoso em poder acompanhar o dia a dia com todos os parceiros e colaboradores”, disse Butragueño Revenga.

 

O especialista afirma que o consumidor mudou assim como o varejo brasileiro, tudo muito rápido e dinâmico. E para não perder terreno, o supermercadista seguiu no mesmo compasso.. Reagiu e se adaptou de forma acelerada com tudo que aconteceu.

 

“Estamos em um momento muito desafiador. Um estudo global da NielsenIQ mostra que grande parte da população foi impactada economicamente, ou seja, 63% dos lares do mundo estão fazendo mudanças para adaptar seus orçamentos. Só que no Brasil, a parcela de pessoas com queda no poder aquisitivo é muito maior, principalmente devido a inflação. Em 3 anos, a NielsenIQ contabiliza uma alta média nos preços dos alimentos de até 30%, o que impacta por demais na vida das pessoas. Já, bebidas, itens de higiene, beleza e limpeza sofreram aumentos de até 16% no ano passado. Claro que o trabalho da indústria e do varejo é um desafio gigantesco, porque é preciso compensar essa elevação, as margens e não aparecer como vilão diante os consumidores”, avalia o executivo.

 

Vendo de forma global, o Brasil é um dos países com maior desafio inflacionário para os próximos períodos, sendo que vários itens são commodities e a evolução do preço é generalizada internacionalmente como o trigo, o petróleo, a soja entre outros produtos.

 

A próxima edição da Revista SuperHiper, do mês de maio, trará a cobertura completa de todo o Smart Market realizado na FeComércio, destacando todos os painéis e tudo que o foi debatido pelos convidados.  


Redação SuperHiper 


Veja também

Discutir como melhorar a performance do negócio é o foco das 10 comunidades criadas a partir do Smart Market

Grupos formados no evento inovador da ABRAS têm encontros presenciais e online, via Linkedin   *Fernanda D&...

Veja mais
Smart Market ABRAS revela aumento na parceria voluntária do RAMA na venda de FLV

Sétimo balanço do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos da ABRAS trouxe dados relevante...

Veja mais
ABRAS participa em Brasília das discussões sobre PL 2766 que limita as sanções do CDC

Presidente da entidade, João Galassi, também manteve contato com o Ministro da Fazenda, Paulo Guedes ...

Veja mais
Pelo sexto ano seguido, Carrefour é líder no Ranking ABRAS – Smart Market

Para o executivo Stéphane Engelhard, o maior desafio do setor é enfrentar a inflação e recup...

Veja mais
ABRAS premia profissionais do setor em 19 categorias

Primeiro Prêmio Profissionais do Ano ABRAS selecionou Líderes de alta perfomance de toda a cadeia produtiva...

Veja mais
Com mudança de conceito, a ABRAS passa a avaliar a eficiência operacional dos supermercados

Entidade abre um novo foco sobre a antiga Prevenção de Perdas , uma das mais tradicionais pesquisas do var...

Veja mais
Temas atuais e mais que fundamentais para o setor foram debatidos durante o Smart Market

Durantes os dias de Smart Market foram debatidos os assuntos mais relevantes nas principais áreas do setor superm...

Veja mais
Ranking ABRAS 2022: Conheça as 25 maiores empresas do setor

Uma das novidades do Ranking deste ano é a inclusão de mais cinco empresas de Varejo de Alimentos.  ...

Veja mais
Smart Market ABRAS discute liderança e cultura nos negócios do setor supermercadista

Parceria com Nielsen foi anunciada para participantes do evento e comunidades sobre as áreas mais cruciais p...

Veja mais