ABRAS e KPMG publicam guia prático ESG para o setor supermercadista brasileiro

Leia em 2min 10s

O Guia ESG do Setor Supermercadista Brasileiro traz orientações para a implantação estruturada e profissional das práticas

 

 

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e a KPMG anunciam o lançamento do “Guia ESG do Setor Supermercadista Brasileiro”, que traz orientações e recomendações básicas para a implementação estruturada e profissional dessas práticas. A publicação aborda a gestão dos aspectos ambientais, sociais e de governança, tais como ética e transparência, apresentando boas práticas para o setor supermercadista aplicar em seus negócios.

 

Dividido em sete tópicos, o manual apresenta uma série de elementos objetivos sobre como pensar a gestão ESG para os negócios. O material também destaca a importância de uma visão ampla dessas empresas para enfrentar fatores sociais e ambientais em que a sociedade está envolvida e afetam os negócios. No caso do setor supermercadista, aponta o guia, o desenvolvimento da sociedade e a distribuição das riquezas impactam diretamente no sucesso das companhias, assim como seca extrema ou tempestades que interrompem a logística de produção e distribuição de produtos, por exemplo.

 

“Esta ação marca o início de uma jornada para todos do setor supermercadista, com a divulgação das melhores práticas e a criação de um cenário ainda mais inovador. Além disso, propõe reflexões que poderão contribuir para a redução das desigualdades”, o vice-presidente Institucional e Administrativo da ABRAS, Marcio Milan.

 

“O corpo executivo precisa entender como as atividades da empresa estão conectadas com os aspectos ESG e definir como pretendem fazer a gestão deles. Aqueles que souberem liderar considerando este contexto conseguirão melhorar a competitividade e a resiliência, atraindo mais investimentos e expandindo as oportunidades”, destaca a sócia-líder de ESG Advisory da KPMG no Brasil, Nelmara Arbex.

 

A publicação oferece, ainda, um questionário que pode ajudar a identificar pontos de melhoria das organizações do setor supermercadista. Ao final, o texto propõe compreender como as decisões de uma companhia, de qualquer tamanho ou região, influenciam a sociedade e os ecossistemas dos quais dependemos.

 

“Vantagem competitiva, atração de novos clientes, fidelização e tantos outros temas importantes para o setor supermercadista estão cada vez mais conectados com a adesão imediata das práticas ESG. E, cada vez mais, parceiros e consumidores estão atentos à maneira como as demandas da sociedade são endereçadas e atendidas”, analisa o sócio-líder de Consumo e Varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul, Fernando.

 

Redação SuperHiper


Veja também

Consumo nos Lares cresce 3,02% até outubro e atinge maior patamar no ano, aponta ABRAS

Antecipação do pagamento dos benefícios sociais e expansão do número de benefici&aacu...

Veja mais
Dia dos Supermercados: a nova data do calendário promocional brasileiro

Comemorado no último sábado, 12 de novembro, data trouxe diversas ofertas, promoções e comem...

Veja mais
ABRAS promove jantar para celebrar o Dia dos Supermercados

  Noite foi marcada por homenagens, premiações e palestra do renomado publicitário Nizan Guan...

Veja mais
Consumo nos Lares cresce 2,84% até setembro, aponta indicador da ABRAS

  Produtos da cesta básica caem 2,26% em outubro; Dia dos Supermercados, Copa do Mundo e Black Friday devem...

Veja mais
Dia dos Supermercados: uma data importante para celebrar com os consumidores

  Iniciativa da ABRAS, este novo dia será integrado ao calendário promocional brasileiro e já...

Veja mais
Celebrando histórias para inspirar muitas outras

Prêmio Dove – “Mulheres que inspiram” recebeu centenas de inscrições para est...

Veja mais
ABRAS se reúne com a indústria para apresentar as pautas e calendário para 2023

Em um encontro realizado em São Paulo em 27 de outubro, Presidente João Galassi apresentou para os envolvi...

Veja mais
O Presidente da ABRAS João Galassi, esteve reunido hoje em São Paulo para uma série de reuniões com os alguns parceiros de negócios

O Presidente João Galassi e o Celso Furtado, Vice-Presidente de Vendas e Marketing da ABRAS, estiveram reunidos h...

Veja mais
ABRAS anuncia Dia dos Supermercados para comemorar junto com os consumidores

Lançamento acontece em 12 de novembro e será marcado por um dia de comemorações nos supermer...

Veja mais