Governança feminina constitui 33% da nova Diretoria da Associação Brasileira de Supermercados, que representa um dos mais importantes setores da economia brasileira.
A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) amplia a participação em seu time de liderança com uma composição feminina cinco vezes maior do que em gestões passadas da entidade. Hoje sua Diretoria é composta por 5 mulheres na vice-presidência: Amanda Vasconcelos – Hiperideal Supermercados (Bahia); Evangelita Fernandes – Grupo Vanguarda (Piauí); Fábia Simone de Medeiros Miranda – Supermercado Nordestão (Rio Grande do Norte); Maria de Fátima de Jesus – Quartetto Supermercados (Tocantins) e Rosa Maria Lopes da Cunha – Intercontinental Comércio de Alimentos (Rio de Janeiro); exemplos de sucesso no comando de suas empresas e das associações estaduais supermercadistas que integram a ABRAS. A entidade também conta com uma vice-presidente em seu quadro de executivos em São Paulo, Thais Anselmo, responsável por todos os serviços junto aos associados nos estados brasileiros.
A primeira-dama da ABRAS, Virgínia Galassi, é a grande impulsionadora desse movimento de ampliação feminina nos espaços de liderança e protagonismo no setor supermercadista, com uma ampla e enfática trajetória, repleta de conquistas que vêm fazendo a diferença nos negócios e na gestão. “É com muito orgulho que apresentamos as mulheres líderes da nova Diretoria da ABRAS. São supermercadistas mulheres, empresárias, de muita força, e que estão à frente de seus negócios. São exemplos de mulheres que já deixam sua marca em seus estados e que farão o mesmo em âmbito nacional”, elogia Virgínia que, ao lado do presidente reeleito da ABRAS, seu esposo João Galassi, cuida dos negócios da família, a Rede de Supermercados Galassi, com mais de 50 anos de existência em Campinas/SP.
São mulheres que vêm fazendo a diferença nas tomadas de decisão do varejo supermercadista no Brasil, trazendo força e dinamismo ao setor, quebrando barreiras e mudando os rumos da gestão. A empresária baiana Amanda Vasconcelos, diretora Comercial e de Marketing da rede de supermercados Hiperideal e presidente da Associação Baiana de Supermercados (Abase), por exemplo, é a primeira mulher a assumir a presidência da associação que possui quase 50 anos de atuação em Salvador e compõe agora em 2023 o novo quadro de líderes da ABRAS.
Essa participação feminina no front dos negócios supermercadistas tem crescido e inspirado mulheres em todo o país, nos mais diversos espaços de trabalho. E o Brasil ainda tem muito que avançar para que as mulheres ganhem cada vez mais espaço e destaque em segmentos tradicionalmente ocupado por homens.
No resultado de 2022 do Ranking da igualdade de gênero do Fórum Econômico Mundial, o Brasil, que tem uma população aproximada de 108,1 milhões de mulheres, ficou na 94ª posição dentre uma lista de 146 países; ficando bem atrás de outros países da América do Sul, como a Argentina (33ª), Peru (37º), Bolívia (51º), Uruguai (72º), Colômbia (75º) e Paraguai (80º). Os dados refletem o que o mercado já sente há anos: é preciso melhorar substancialmente a equidade nas oportunidades entre homens e mulheres no país.
Em sua Agenda Legislativa 2023-2026, a ABRAS apresenta pautas prioritárias para o setor supermercadista como a que envolve o universo feminino no mercado de trabalho e que trata do pleito da revogação do artigo 386 da CLT, que prevê repouso dominical obrigatório das mulheres. A ABRAS defende a garantia de acesso a emprego e renda com isonomia entre homens e mulheres e sinaliza que a obrigatoriedade de descanso semanal dominical quinzenal para mulheres poderá afastar delas oportunidades de trabalho. Nesse aspecto, o setor acredita que medidas excessivamente protecionistas podem levar a efeitos reversos ao desejado, ou seja, dificultar o acesso das mulheres ao mercado de trabalho.
E é nesse sentido do reconhecimento da essencialidade da atuação feminina no setor supermercadista, que é responsável por empregar mais de 3,1 milhões de colaboradores diretos e indiretos, com mais de 92 mil lojas no Brasil, pelas quais passam, diariamente, 28 milhões de consumidores, que a ABRAS vem balizando sua atuação, ampliando a participação das mulheres e trazendo suas demandas para o centro dos debates com a sociedade e com o poder público.
Assessoria de Comunicação da ABRAS