Objetivo é ajudar o consumidor a compreender as informações dos novos rótulos de alimentos e tirar dúvidas usando a plataforma digital
A Olho na Lupa, plataforma digital dedicada a explicar como ler e compreender as informações que constam dos rótulos dos alimentos, desembarca na edição deste ano da Maratona ABRAS de Revezamento, que será realizada nos próximos dias 15 e 16 de abril, em São Paulo. Olho na Lupa é uma iniciativa de 9 associações representantes da indústria e do varejo de alimentos e bebidas, que tem como objetivo levar à população informações sobre a rotulagem nutricional, de forma a promover escolhas alimentares conscientes.
A nova rotulagem nutricional brasileira começou a ser implementada nos alimentos e bebidas lançados a partir de outubro do ano passado e é resultado de um amplo processo de debates conduzido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que envolveu toda a sociedade brasileira. As novas regras trazem mudanças importantes nos rótulos de alimentos e bebidas. É fundamental que o consumidor entenda a nova rotulagem, para poder compor a sua dieta de acordo com suas necessidades e preferências
A principal inovação é a exibição, na parte da frente das embalagens, do desenho de uma lupa destacando a quantidade de sódio, açúcar adicionado e gordura saturada por 100 gramas ou 100 mililitros do produto.
A tabela de informação nutricional, que fica em geral na parte de trás das embalagens, também traz mudanças, e não apenas no visual, que ganha mais destaque. Na nova versão, indicará o número de porções por embalagem, além das informações já existentes como a porção de referência de consumo (em gramas ou mililitros) e seu equivalente em medida caseira (colher, xícara etc.).
“É uma satisfação fazer parte desse projeto, que tem como objetivo ajudar as pessoas na leitura e compreensão dos rótulos, para que possam fazer suas escolhas alimentares com autonomia, consciência e liberdade”, diz João Dornellas, presidente executivo da ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos.
A plataforma Olho na Lupa utiliza uma linguagem descomplicada para facilitar a compreensão das informações. “A indústria quer que o consumidor esteja cada vez mais bem informado e acreditamos que o novo modelo de rotulagem caminha nessa direção. Desta forma, a plataforma vem para contribuir, de forma clara e didática, para auxiliar nas escolhas dos alimentos e bebidas prezando por uma dieta equilibrada de acordo com as opções individuais”, reforça Victor Bicca, presidente da ABIR – Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas.
Serviço:
15 de abril — Corrida Abras Kids — às 9h – para crianças de 3 a 12 anos
16 de abril — Maratona Abras de Revezamento — às 6h — para duplas, quartetos e octetos
Endereço: Praça Professor Rubião Meira, 61 – Vila Universitária, São Paulo — SP
Redação SuperHiper