Uma das palestras mais esperadas, a vice-presidente sênior e diretora de operações do Walmart Technology fez algumas reflexões a respeito do uso da inteligência artificial e o novo varejo adaptável
Esse foi um dos temas mais aguardados da NRF 2024, e foi abordado no painel: “Reinventando o varejo para geração de IA”, com a palestra da vice-presidente sênior e diretora de operações do Walmart Technology, Anshu Bhardwaj. Segundo a VP, a inteligência artificial está permitindo que o Walmart deixe de ser um varejista omnicanal para se tornar um varejista adaptável.
Segundo Anshu, “um varejista adaptável pode atingir os clientes no ponto de sua convergência para conseguir o que desejam e como desejam”. Realmente, é um próximo passo do varejo alimentar. Ela deu um exemplo deste tipo de experiência, o “Text to Shop do Walmart”, que permite que os consumidores enviem mensagens de texto para o varejista com os itens que desejam comprar em sua loja local ou no site, reordenando facilmente os itens para coleta, entrega ou envio.
Outro exemplo, foi o uso da IA generativa para ajudar os clientes a pesquisar produtos segundo os usos específicos de cada um. Caso queira planejar uma festa, o aplicativo ou o site do Walmart retorna com as categorias de produtos relevantes para aquele tema.
Além disso, ela apresentou a aplicação deste recursos em pequenos varejos, e também trouxe grandes reflexões:
- A inteligência artificial não faz tudo sozinha, ela precisa ser alimentada com informações para trabalhar da melhor forma;
- Tecnologia vem para ajudar as pessoas. Não substitui postos de trabalho, mas vem como um apoio para os clientes em tarefas que não conseguiam fazer, ou que fazem melhor com IA;
- Sistemas modernos são indispensáveis. A integração entre os diversos sistemas, com o uso de um sistema único (geral), faz com que os dados sejam mais precisos e as informações tenham maior fluidez e rapidez;
- A IA auxilia o varejo a se adequar ao consumidor e direciona o que o cliente precisa. Um exemplo é a busca na barra de pesquisa do site que pode ser mais assertiva com o uso de inteligência artificial;
- Com IA é possível saber o próximo passo do consumidor. E isso inclui diminuir o tempo de busca e até mostrar produtos que os clientes nem conheciam;
- É preciso ter cuidado e precaução com os dados coletados dos clientes;
- O custo da IA precisa ser efetivo e ter facilidade na implementação. Comece resolvendo suas dores, como estoque e precificação.
Com informações da diretora comercial do grupo de serviços financeiros DM, Ariane Bete, direto da NRF´24 Retail´s Big Show
Foto: NRF – Jason Dixson Photograph