Evento, idealizado pela ABRAS em parceria com a ASPB, apresentou conteúdo voltado para supermercadistas, com diversos insights para estimular o crescimento do setor na região
A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em parceria com a Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), realizou no dia 21 de março o ABRAS em Ação nas Estaduais – Paraíba, que aconteceu em João Pessoa, no Intermares Hall, Cabedelo. Com o tema “Colaboração entre varejo e indústria”, o setor pôde conferir palestras e novidades que visam o crescimento do setor supermercadistas.
O encontro reuniu os maiores supermercadistas da região, sendo uma oportunidade de networking, troca de conhecimento e experiência. O encontro foi aberto pelo presidente ASPB, Cícero Bernardo, e o vice-presidente Institucional e Administrativo da ABRAS, Marcio Milan, que logo depois convidou ao palco o presidente da ABRAS, João Galassi, para compartilharem as pautas e agenda da atuação da entidade.
O presidente da ABRAS, João Galassi, em seu discurso comentou sua trajetória no setor supermercadista e as pautas que a ABRAS está trabalhando, como a pauta da Cesta Básica Nacional de Alimentos, comentando a proposta que foi levada ao governo para o GT-13. “Um dos únicos grupos atendidos pelo governo foi o nosso, com a proposta da ABRAS, pela qualidade apresentada e pelo trabalho que vem sendo feito pelo Comitê da Reforma Tributária da ABRAS, que envolve diversos profissionais renomados do setor e da sociedade”, comentou Galassi. “Esta proposta está servindo como base para a Frente Parlamentar do Agro e para a Frente Parlamentar do Empreendedorismo”.
A importância desta cesta básica é que ela irá aumentar o poder de compra do consumidor, e este fator impacta diretamente no setor supermercadista. Acompanhe a SuperHiper e as mídias sociais da ABRAS para acompanhar este movimento.
Em seguida, subiu ao palco o vice-presidente de Vendas e Marketing, Celso Furtado, que apresentou os 5 grandes momentos da ABRAS e os próximos eventos do ABRAS em Ação nas Estaduais. Furtado comentou também da importância da ABRAS para o setor, pois “representa todos os canais, seja o supermercado convencional, o hipermercado, o atacarejo, loja de vizinhança, onde está o varejo alimentar, a ABRAS está presente, defendendo, regulamentando e fazendo este trabalho institucional”.
O primeiro conteúdo importante para a colaboração entre a indústria e o varejo foi apresentado pelo vice-presidente Institucional e Administrativo da ABRAS, Marcio Milan, que comentou sobre a mudança de nomenclatura de Prevenção de Perdas para Eficiência Operacional. Pode parecer apenas uma nomenclatura, mas o novo nome mostra o quão eficiente o setor que é 98,21% eficiente pelo trabalho que faz em suas lojas e unidades. “Mudando o conceito que, para muitos, parece simples, mas ele traz uma abordagem e de uma certa forma uma blindagem para o setor supermercadista”, comentou Milan.
Continuando o tema de eficiência operacional na integração entre o varejo e a indústria, o diretor executivo de Supply Chain e Operations da EY, Bruno Calábria subiu ao palco. Calábria estava muito feliz em participar do ABRAS em Ação nas Estaduais, “é um evento gratificante, este é o terceiro evento que participo, e eu acredito muito neste tipo de formato, porque cria um ambiente de muito colaboração entre os supermercadistas, os palestrantes e os parceiros, e traz um ecossistema muito mais forte para todo este setor”, comentou.
Sobre seu tema, Bruno relacionou com as questões locais e com as outras palestras, “trouxemos os conceitos de eficiência operacional e JBP, acabou sendo abordado durante o dia todo, e para mim é fundamental o conceito da colaboração seja ele da indústria com o varejo, ou seja, da colaboração interna, que foi um pouco da mensagem que eu quis passar. Antes de pensarmos numa colaboração com a indústria, precisamos olhar um pouco para a nossa casa e ver como é que está entre todas as áreas”, explicou o diretor da EY.
O CEO da R-Dias, Alexandre Ribeiro, comentou um pouco de sua palestra que abordou um tema de muita relevância no momento: “O trade marketing é praticado há muitos anos, e é um assunto muito adequado neste momento, principalmente porque todos estão muito curiosos para saber disso. E falei muito da colaboração entre a indústria e o varejo, com aspectos técnicos para que o varejo consiga fazer a entrega de valor para a indústria. Trade é fazer venda com bom resultado”.
A palestra da Advantage Group realizada pela diretora comercial da empresa, Rosana Carvalho, trouxe a colaboração é muito relevante para fomentar este relacionamento indústria-varejo, e este trabalho conjunto pode trazer melhores resultados para ambos os lados.
Na palestra ministrada pelo gerente de Atendimento do Varejo da NielsenIQ, Wagner Picolli, apresentou as informações sobre a tendência de canais e quais que estão em maior destaque e crescimento. Mas o ponto central de sua palestra foi a colaboração varejo e indústria, que focou na importância da análise conjunta do JBP e o desenvolvimento das categorias, e como fazer crescer dentro do negócio.
Além disso, contamos com a participação de grandes nomes da indústria que compartilharam seu conhecimento, como: Alexandre Stockler – Gerente Nacional de Vendas da Bom Todo, Alline Tiberio – Key Account da Bluesoft, Daniel Carioni – Gestor de Marketing e Vendas da Toledo Brasil, Danilo Carneiro – Consultor de Vendas da Trebeschi, Emerson Larizza – Diretor de Marketing e Novos Negócios Grupo Luminae, Lúcio Roberto – Gerente Comercial da Minalba, Marcelo de Sousa – Diretor geral da Qualiseg, Ronaldo Silva – Gerente de Novos Negócios de Energia – varejo da Green Yellow, Samuel Honorato – Diretor de Produtos da TNS Latam, Solayne Azevedo – Coordenadora de Trade Marketing da Minalba e Walber Santos – Diretor comercial da São Braz.
Em breve, confira a cobertura completa no Programa SuperHiper ABRAS. Não perca, toda quinta-feira às 20h na ComBrasil e no canal do Youtube da ABRAS, e também na edição impressa da revista SuperHiper de abril/2024.