Stéphane Maquaire comentou sobre congelamento de preços em virtude da tragédia no RS e o processo de integração das novas marcas adquiridas pela empresa
Em entrevista ao canal CNN Brasil, realizada no último domingo, 26, Stéphane Maquaire, CEO do Grupo Carrefour Brasil, falou um pouco sobre a atuação no grupo, especialmente num momento em que o País vive a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul, que vem afetando vários segmentos produtivos.
“Primeira medida que tomamos foi congelar todos os nossos preços de todos os produtos, e o arroz obviamente está incluído. Temos que cuidar nós mesmos, os varejistas, os estados, o governo federal para não gerar um sentimento de que vai faltar”, diz o executivo. “Além disso, doamos 500 toneladas de produtos de alimentação, bebidas e higiene para apoiar as ONGs, Defesa Civil, e a população”, explicou.
O executivo também falou sobre o processo de integração das novas marcas que foram adquiridas pelo grupo e dos desafios de simplificar as operações numa situação como essa. “É um processo que vem em paralelo de uma mudança do consumidor. O consumidor está mudando, por conta de poder aquisitivo apertado, o nível de endividamento ainda alto dos brasileiros, e nós mudamos em paralelo. Essa mudança é para responder ao que o consumidor precisa. Fechamos algumas lojas e convertemos mais lojas para os formatos que respondem mais para o que o consumidor precisa”, explicou, se referindo ao formato que ganhou o nome de “atacarejo”. “O atacarejo é a resposta para o que está enfrentando o consumidor”.
A empresa tem 1,2 mil pontos de venda e mais de 130 mil colaboradores. Executivo experiente com passagens em importantes redes de varejo em seu país de origem, Stéphane Maquaire está no grupo Carrefour desde 2019, quando assumiu a operação da rede na Argentina. Apenas dois anos depois, veio para o Brasil, para liderar o grupo que tem 48 anos de operação por aqui.
Neste período, o Carrefour consolidou seu nome no País, investindo também em outras bandeiras e segmentos, e hoje está presente de forma nacional, por meio de marcas como Atacadão, BomPreço, Nacional e Sam´s Club. O Grupo Carrefour Brasil também atua com postos de combustível, drogarias e divisões no setor imobiliário e financeiro. Em 2023, o faturamento bruto do Grupo Carrefour Brasil foi de mais de 115 bilhões de reais.
Confira também a entrevista completa e exclusiva que Stéphane Maquaire, CEO do Grupo Carrefour Brasil, concedeu à Revista Super Hiper em sua edição de Maio.
Redação Super Hiper.