Vendas reais dos supermercados caem 0,59%

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As vendas reais nos supermercados recuaram 0,49% em abril em comparação ao mesmo mês do ano passado, segundo a Abras (Associação Brasileira de Supermercados)

 

As vendas reais nos supermercados recuaram 0,49% em abril em comparação ao mesmo mês do ano passado, segundo a Abras (Associação Brasileira de Supermercados). Na comparação com março, as vendas caíram 3,83%, enquanto no acumulado dos quatro primeiros meses de 2010 houve expansão de 6,18% sobre igual período de 2009. Os números estão deflacionados pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

 

Segundo a Abras, a queda das vendas em abril ante março ocorreu em razão do efeito sazonal, já que março tem um dia a mais que abril, e contou também com maior impacto das vendas da Páscoa. Este feriado aconteceu no início de abril, e, com isso, as vendas se concentraram no final do mês anterior. Sobre o desempenho anual, a entidade espera manter, ao longo do ano, um patamar de crescimento de vendas de 8%, puxado pela recuperação da economia e também por conta da Copa do Mundo, que deve puxar a comercialização de TVs, bebidas e alimento.

 

O valor da cesta de 35 produtos considerados de largo consumo, medido pela Abras e GfK, registrou uma alta 1,76% em abril ante março, para R$ 279,32. Já em relação a abril de 2009, o aumento foi de 7,94%.

 

Os produtos que registraram as maiores altas em abril ante março foram batata (32,44%), feijão (20,19%), cebola (7,41%). As maiores quedas ficaram com desinfetante (-3,65%), sabão em pó (-3,27%) e tomate (-3,24%).

 

Efeito Copa

 

O superintendente da Abras, Tiaraju Pires, torce para que a Copa acelere as vendas do setor a partir deste mês. Segundo ele, entre maio e junho as vendas de televisores devem subir até 30%, enquanto bebidas devem ter alta de até 27% em junho e julho.

 

“O evento trará efeito positivo às vendas, elevando o patamar de crescimento à faixa de 8% entre e maio e julho”, antecipou.

 

Segundo o dirigente, os fatores que ajudarão o crescimento das vendas este ano são a criação de empregos, o aumento da massa salarial e a distribuição de renda por meio do Bolsa Família.

 

Veículo: Jornal do Commercio - AM


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