Segundo a Abras, 59,7% dos empresários do setor supermercadista projetam vendas maiores
Vanessa Stecanella, da Agência Estado
SÃO PAULO - As vendas de produtos típicos de Páscoa, como ovos de chocolate, bacalhau, bebidas, azeites, entre outros, devem crescer em termos nominais 7,1% em comparação com a mesma data do ano passado, segundo a Índice Nacional de Vendas divulgado na manhã desta terça-feira pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Segundo o levantamento, 59,7% dos empresários do setor supermercadista projetam vendas superiores às do ano passado, enquanto 5,6% estimam faturamento semelhante a 2012. A Páscoa é o segundo principal período de vendas dos supermercados, somente atrás do Natal.
De acordo com a pesquisa, todos os produtos pesquisados tiveram aumento, em termos de volume, nas encomendas com os fornecedores: refrigerante (8%), peixes em geral (7,3%), ovos de Páscoa (6,5%), chocolates em geral (6%) e cervejas (5,9%).
Os consumidores encontrarão nas prateleiras dos supermercados preços mais altos este ano em relação a 2012. Os maiores reajustes ficam por conta das cervejas (8%), seguidas pelos refrigerantes (7,8%), ovos de Páscoa (7,6%), peixes em geral (6,3%) e vinhos nacionais (5%).
Janeiro. As vendas reais do setor supermercadista registraram alta de 1,82% em janeiro em relação a igual mês de 2012, de acordo com o Abras. Na comparação com dezembro de 2012, o indicador apresentou queda de 22,08%.
Em valores nominais, o índice de vendas da Abras apresentou crescimento de 8,14% em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Em relação a dezembro houve queda de 21,41%. "O desempenho das vendas em janeiro foi positivo para o setor e reforça nossa estimativa inicial de crescimento em torno de 3,5% em 2013", afirma o presidente da Abras, Fernando Yamada, em nota.
Veículo: Agencia Estado (26/02)