SÃO PAULO - As vendas reais do setor supermercadista cresceram 1,82% em janeiro deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2012, informou nesta terça-feira a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Em relação a dezembro, porém, as vendas recuaram 22%. Dezembro é o mês mais importante para o setor, por conta das festas de fim de ano. Esses dados estão deflacionados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Para a Páscoa deste ano, a Abras projeta alta de 7,1% nas vendas dos supermercados, em relação a igual período de 2012.
A expectativa da instituição é que o setor feche 2013 com vendas em alta de 3,5%, na comparação com o ano passado. Essa projeção é igual à divulgada pela entidade em janeiro.
Preços
O índice de preços Abrasmercado, medido pela consultoria GFK, apresentou um aumento de 2% em janeiro na comparação com dezembro. A cesta de 35 produtos de amplo consumo atingiu R$ 348,90 no primeiro mês do ano.
Os produtos que tiveram a maior alta foram batata (18%), cebola (18%) e tomate (14,7%). Entre as maiores quedas, aparecem carne dianteiro (-1,8%), queijo prato (-1,1%) e moçarela (-0,9%).
“Já era previsto que as maiores altas fossem de produtos in natura, devido a questões climáticas”, disse Fernando Yamada, presidente da Abras, em entrevista coletiva. (Leticia Casado | Valor)
Veículo: Valor Econômico (26/02)